PT | EN


Relatórios de conclusões já disponíveis

 

Naquela que foi a segunda sessão em formato online do conjunto de iniciativas sobre Valorização do Conhecimento, subordinadas a áreas e setores estratégicos no âmbito da Estratégia Nacional para a Especialização Inteligente, o Habitat marcou o ritmo da conversa onde se discutiram os problemas e as soluções para o setor.

A apresentação de dados sobre os projetos do Habitat apoiados no âmbito do Portugal 2020 impulsionaram a conversa que teve lugar seguida, com quadros a mostrarem a importância de continuar a apostar na I&D como motor do crescimento económico nacional.

 

Maior otimização de recursos

O Cluster Habitat Sustentável, pela voz de Victor Ferreira, reforçou a necessidade de mudança de paradigma no setor e o modo como as políticas públicas de financiamento devem ser capazes de apoiar projetos que incentivem a descarbonização, a economia circular e a transição digital.

A construção foi outro dos tópicos em destaque. José Matos, da Associação Portuguesa de Materiais de construção, afirmou que o país tem de mudar a forma como se constrói, e que essa mudança passa não só pelos materiais usados mas pela forma como se pensam os empreendimentos, havendo a necessidade de se transitar para processos que otimizem recursos.

Do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro veio a reflexão de que a construção adota ainda uma ótica muito tradicionalista. Falando no papel da I&D neste setor, António Dias realçou que os produtos inovadores têm muita dificuldade de serem integrados nas construções e existem muitos obstáculos à sua incorporação.

 

Construções mais sustentáveis

A apresentação de ideias de projetos de I&D com potencial de valorização do mercado ficou reservada para a segunda parte da manhã.

No âmbito da eficiência energética, hídrica e de materiais na construção e reabilitação, destaque para uma tenda com propriedades hidrófilas e hidrofóbicas, capaz de coletar, recuperar e converter a névoa noturna em água para consumo (potável e para higiene).

No domínio dos desafios da Economia Circular para um Habitat Sustentável, foi apresentado um projeto de uma nova tecnologia construtiva, com circularidade do sistema, reutilização dos painéis, eficiente energeticamente e amigo do ambiente.

Outro projeto inserido neste domínio está relacionado com um sistema de pavimentos filtrantes que tem por base produtos cerâmicos de baixo valor comercial. A solução configura um sistema permeável que permite a infiltração de água no solo, promovendo ao mesmo tempo a reutilização de materiais de baixo valor e promovendo a economia circular.

 

Relatórios dos eventos já disponíveis

Consulte aqui os relatórios com as conclusões dos dois eventos:

Conclusões Workshop

Conclusões Focus Group Meeting

 

Próximo evento com data marcada

O último Ciclo de Eventos de junho terá em destaque a temática do Agroalimentar. A iniciativa irá decorrer no dia 26 de junho na plataforma Microsoft Teams.

 

O Ciclo de eventos – Dinâmicas para a Inovação é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

26/06/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |