PT | EN


A ANI, no âmbito do programa Tech4Innov, está a dinamizar a 2.ª Edição do Innovation Fellows Bootcamp, uma iniciativa que procura promover a transferência de tecnologia e de conhecimento entre empresas e as diferentes entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN). O evento irá decorrer dia 30 de maio, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

Esta iniciativa será um intenso dia de atividades de inovação aberta, com momentos de networking e team building, no qual participantes de diferentes instituições irão ter a oportunidade de cocriar potenciais soluções para desafios de empresas em áreas diversas, como a transição verde e digital, sistemas e tecnologias de produção, saúde e biotecnologia, sociedade, cultura e património.

Durante a sessão os participantes terão a oportunidade de trabalhar em grupo para identificar e debater soluções inovadoras para os seguintes desafios:

  1. EfacecIntegração avançada de dados para o report de Gases com Efeito de Estufa. A Efacec apresenta dados de maior qualidade e processos de cálculo que ajudam na luta contra o aquecimento global. Esta solução inovadora pretende aproveitar o poder da automação para recolher e analisar dados de várias fontes e transformá-los num formato padronizado que seja facilmente processado e compreendido, permitindo à comunidade Efacec obter insights e tomar decisões, direcionando os esforços para a descarbonização das operações.
  2. RDD TextilesUtilização de bactérias na produção de pigmentos para tinturaria. Explorar de que forma os processos de fermentação e a utilização de diferentes micro-organismos podem ser aplicados em processos da indústria têxtil, tais como tingimento, os acabamentos funcionais ou o desenvolvimento de biomateriais.
  3. SIBS – Análise de dados para gerar Insights de mercado. Formas eficientes de pós-processamento e análise de grandes volumes de dados de transações, gerados pelos sistemas geridos pela SIBS, de forma a serem convertidos em conhecimento sobre hábitos de consumo em Portugal de interesse para os stakeholders do ecossistema de pagamentos.
  4. NOSCriatividade & Inteligência Artificial generativa. Explorar novas oportunidades criadas pela expansão de Large Language Models (LLMs) para gerar novos catálogos de conteúdos na área da criatividade (filmes, música, teatro, notícias). Exemplos podem incluir a utilização de LLMs para um novo serviço de stream de conteúdos ou a disponibilização de um serviço de acesso a jogos online e conteúdos relacionados com jogos, incluindo notícias, tutoriais e eventos de jogos ao vivo.
  5. AGIFAnálise de risco probabilística no apoio à decisão para a gestão de combustível da floresta. Desenvolvimento de aplicações para identificar pontos críticos da gestão de combustíveis da floresta, cruzando os resultados das análises de risco probabilística com informação meteorológica atualizada. Utilização de imagens de satélite para caracterização do território e estimativa de volumes de biomassa, bem como a integração de dados adicionais para garantir “ground truth”, como imagens de meios aéreos (tripulados e não tripulados), dados LiDAR e fotografias dos cidadãos. Explorar soluções que envolvam o cidadão, tais como a realidade aumentada no apoio à identificação de ações prioritárias para diminuir a exposição ao perigo.
  6. SVDR (Sistemas Inteligentes para Velas e Drones, Lda.) – Monitorização inteligente da forma de uma vela náutica. Otimização da forma de uma vela para cada condição meteorológica, de modo a maximizar a performance de barcos à vela. Através de tecnologia de processamento de imagem, capaz de detetar bandas coloridas numa vela, o sistema deverá permitir medir e calibrar a forma curva de cada uma das 3 bandas horizontais.
  7. CleanWatts - Interface de IA em linguagem natural para gestão dos ativos de energia de uma comunidade de energia renovável. A gestão de uma rede de energia inteligente, que tenta adequar a curva de procura à curva de oferta é um problema complexo que envolve a tomada de um grande número de decisões por parte dos consumidores. A grande maioria dos consumidores não está preparada nem motivada para compreender as subtilezas de uma gestão eficiente dos ativos energéticos. Pretende-se desenhar um sistema de IA que tome as decisões que melhor sirvam os interesses dos consumidores, recebendo depois indicações em linguagem natural, desses mesmos consumidores, quando os resultados não estiverem de acordo com as suas expectativas, para que a IA se possa reconfigurar de acordo com essas expectativas.

As inscrições são gratuitas, mas de registo obrigatório.

Inscreva-se aqui.

Consulte o programa aqui.

A 1.ª edição do Innovation Fellows Bootcamp, teve lugar em Santarém e pode ser recordada aqui.

 

 

Innovation Fellow Bootcamp é promovido no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

tech4innov Innovation Fellow Bootcamp
Detalhes do evento
Tipo de Evento:
Modalidade:
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |