PT | EN


12 de abril, 10h30, Coimbra

A ANI, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), com o apoio do projeto NATI00NS, estão a organizar o primeiro evento nacional sobre a implementação, em Portugal, dos Laboratórios Vivos (Living Labs) da Missão Solo, no âmbito do programa-quadro Horizonte Europa. Esta iniciativa irá decorrer no dia 12 de abril, às 10h30, na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC).

Este evento pretende dar a conhecer a Missão Solo e os objetivos relativos à constituição de Laboratórios Vivos e esclarecer o conceito e critérios necessários para o financiamento, ao abrigo do programa Horizonte Europa, a que devem obedecer o Laboratórios Vivos, tanto a nível regional, como enquanto clusters a nível europeu.

A sessão é dirigida a investigadores, agricultores, silvicultores e representantes de associações profissionais, vereadores, gestores e proprietários de terras, especialistas em desenvolvimento do espaço urbano e ordenamento do território, empresas agroalimentares, associações de consumidores, comunidades locais e administração pública, que estejam relacionados com a saúde dos solos. O programa divide-se em dois tipos de sessões: sessões plenárias, em modo híbrido, e sessões paralelas de trabalho.

As Missões da União Europeia são uma novidade do Programa Horizonte Europa (2021-2027) e são uma nova forma de trazer soluções concretas para alguns dos maiores desafios da sociedade atual. O objetivo da Missão Solo é ser um percursor, demonstrador e catalisador para solos saudáveis em 2030, por meio de ações ambiciosas em 100 laboratórios vivos. O investimento que será disponibilizado, através do Horizonte Europa, será uma grande oportunidade para as entidades comprometidas com a saúde do solo.

As inscrições são gratuitas, mas de registo obrigatório.

Inscreva-se aqui.

Consulte mais informações sobre o evento aqui.

No contexto da Missão Solo do Horizonte Europa, após esta primeira sessão nacional de divulgação e discussão da criação de laboratórios vivos em Portugal, irão ter lugar mais dois eventos regionais para a promoção desta iniciativa e debate dos desafios e das oportunidades da criação destes laboratórios.

O primeiro evento irá decorrer dia 21 de abril, na sede CCDR Alentejo, em Évora, e tem até dia 18 de abril para se inscrever.

Consulte a agenda do evento aqui.

As inscrições são gratuitas, mas de registo obrigatório, aqui.

O segundo evento será a 12 de maio, em Vila Real.

 

A convocatória da Missão Solo para 2023 está a decorrer até dia 20 de setembro, com 9 tópicos a concurso, 2 dos quais especificamente dedicados ao estabelecimento de Laboratórios Vivos. Portugal já recebeu 2.65 milhões de euros (M€) em 7 projetos, que foram aprovados em 2 concursos do Horizonte Europa, lançados no âmbito da Missão Solo e correspondendo a 1,7% do orçamento total disponível.

 

A ANI, no âmbito da Rede PERIN, acompanha em Portugal as Missões “Planeta” do Horizonte Europa (Solo, Oceano & Águas, Clima, Cidades).

missão solo
Detalhes do evento
Tipo de Evento:
Modalidade:
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |