PT | EN


Retrato do panorama de inovação nacional

No âmbito da Estratégia para a Inovação Tecnológica e Empresarial 2018-2030, a ANI apresenta a primeira edição do Relatório Nacional de Inovação. O documento pretende compilar e descrever a diversidade dos atores do Sistema Nacional de Inovação (SNI), os diferentes instrumentos de apoio ao conhecimento e à inovação e a sua execução.

Promovido e elaborado pela ANI, o Relatório Nacional de Inovação apresenta informação quantitativa e qualitativa sobre a evolução das diferentes áreas do conhecimento e inovação que são trabalhadas por entidades públicas, privadas, horizontais e setoriais. Este retrato do panorama de inovação nacional, contempla testemunhos e exemplos das melhores práticas nestas áreas em Portugal.

Neste primeiro exemplar, destacam-se a análise e balanço da resposta do Sistema Nacional de Inovação ao impacto da pandemia criada pela Covid-19, assim como a observação detalhada dos Sistemas Regionais de Inovação nacionais com um estudo das características das estruturas produtivas e empresariais a este nível.

Com uma periocidade bienal, esta iniciativa propõe-se a ser cada vez mais abrangente agregando mais contributos e entidades parceiras, de forma a espelhar, de forma cada vez mais rigorosa, a realidade portuguesa no que diz respeito às áreas do conhecimento e da inovação.

A inovação tem sido um dos elementos que tem contribuído para posicionar Portugal a nível internacional. Desde 2016, Portugal foi o quarto país da União Europeia com um maior desenvolvimento a nível da inovação, sendo agora considerado um país “fortemente inovador”.

O Relatório Nacional de Inovação encontra-se disponível, em formato digital, para consulta.

Aceda ao Relatório Nacional de Inovação aqui.

 

O Relatório Nacional de Inovação foi elaborado no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

siac relatorionacionalinovacao
25/03/2021
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |