Intitulada “AI Portugal 2030”, a Estratégia Nacional de Inteligência Artificial já foi apresentada oficialmente, tendo contado com a cooperação da ANI.
O documento, desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tem como objetivo promover uma mobilização coletiva para a criação de um mercado de trabalho intensivo em conhecimento e inovação de excelência, assente em empresas produtoras e exportadoras de tecnologias de inteligência artificial.
Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destaca que (…) “é necessário qualificar a força laboral e garantir que Portugal estará na vanguarda da educação para a inteligência artificial”. Só assim, pode ler-se no documento, estas tecnologias poderão estar disponíveis e acessíveis à sociedade na próxima década.
A “AI Portugal 2030” contou com a cooperação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, da ANI, da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva) e da Agência para a Modernização Administrativa, num projeto coordenado pelo INCoDe.2030.