Candidaturas abertas até 28 de fevereiro
A ANI está a promover o Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social, um concurso que pretende reconhecer a qualidade jornalística, distinguindo os melhores trabalhos na área da inovação de base científica e tecnológica desenvolvida em Portugal (ou em parceria relevante com entidades nacionais) em 2021 e 2022. O concurso destina-se a todos os interessados e tem candidaturas abertas até 28 de fevereiro.
À semelhança do anterior, este prémio pretende aproximar os órgãos de comunicação social (OCS) e jornalistas à comunidade científica e tecnológica, bem como valorizar o tema da Inovação na comunicação social enquanto um poderoso instrumento de serviço público.
A cobertura mediática sobre Inovação de base científica e tecnológica feita em Portugal, assume um papel fundamental na promoção de novos produtos, serviços, processos e tecnologias desenvolvidas pelos atores do Sistema Nacional de Inovação, nomeadamente do seu impacto na resolução de problemas reais das empresas e da sociedade, bem como na criação de riqueza. Premiar os melhores trabalhos publicados nos Órgãos de Comunicação Social sobre este domínio contribui, por isso, para a promoção da cultura científica em Portugal.
Esta primeira edição do Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social dá continuidade à visão e missão do Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação (2017-2019). Partindo da experiência e do conhecimento adquiridos através da organização das três edições do Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação, esta nova distinção procura responder mais eficazmente às especificidades do panorama da Comunicação Social em Portugal. Serão atribuídos um total de 8 prémios, 4 em cada uma das edições, 2021 e 2022, nas seguintes categorias:
Consulte aqui o Regulamento do concurso.
Candidate-se ao Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social aqui.
O Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa TECH4INNOV que visa a Transferência de Conhecimento, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.