PT | EN


Comissão Europeia destaca casos de sucesso

A Comissão Europeia tem vindo a apresentar casos de sucesso do Programa Europa Digital (DIGITAL), um programa da UE que visa integrar a tecnologia digital nas empresas, serviços públicos e na vida quotidiana.

Foca-se em seis grandes áreas transversais: computação de alto desempenho, IA, cibersegurança, competências digitais, adoção generalizada do digital e semicondutores. O programa dinamiza tecnologias digitais, colabora com entidades europeias para criar soluções práticas e oferece resultados que aumentam a independência digital e a competitividade da Europa.

No âmbito do trabalho desenvolvido pela ANI na representação nacional para o Programa Europa Digital, temos destacado projetos com a participação de organizações nacionais, focados na dinamização da I&D de novas soluções digitais.

O projeto EUCAIM (European Federation for Cancer Images), financiado pelo Programa Digital Europe (DIGITAL) em 30 milhões de euros, está a transformar o diagnóstico do cancro através de uma infraestrutura digital pan-europeia. Teve início em janeiro de 2023 e data prevista de término em dezembro de 2026. Este esforço parte do Plano Europeu de Combate ao Cancro e visa criar uma base sólida de imagens oncológicas e dados clínicos para apoiar o desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial (IA) que melhorem o tratamento e diagnóstico do cancro. Contam com 76 parceiros em 14 países.

A infraestrutura já contém 200.000 imagens de 20.000 pacientes com cancro e, até 2026, incluirá pelo menos 50 ferramentas de IA e 30 fornecedores de dados de 15 países. A plataforma segue os princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable), garantindo acessibilidade e interoperabilidade dos dados.

Participação nacional:

Neste projeto, participam quatro organizações nacionais que captaram cerca de 0,5 milhões de euros. São elas a Universidade de Coimbra, a Unidade Local de Saúde de Santo António, o SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e a Fundação D. Anna de Sommer Champalimaud e Dr. Carlos Montez Champalimaud.

Resultados e Impacto:

Lançada em setembro de 2023, a primeira versão da infraestrutura já está disponível ao público, contendo um catálogo de conjuntos de dados de imagens oncológicas. Esta plataforma irá fortalecer a posição da Europa na saúde digital e promove a colaboração transfronteiriça no desenvolvimento de IA para o cancro. Segundo Regina Beets-Tan, Presidente da Sociedade Europeia de Radiologia, "EUCAIM será um paradigma na escolha do tratamento e resultados para os pacientes com cancro"​.

Fique a conhecer a EUCAIM.

 

europa digital EUCAIM
02/09/2024
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |