PT | EN


Relatórios de conclusões já disponíveis

 

A ANI está a promover o “Ciclo de Eventos - Dinâmicas para a Inovação”, um conjunto de iniciativas sobre Valorização do Conhecimento, subordinado a áreas e setores estratégicos no âmbito da Estratégia Nacional para a Especialização Inteligente.

O quarto conjunto de sessões, que decorreu no dia 4 de dezembro no INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory em Braga, contou com a realização de Workshops e Focus Group Meetings centrados na área temática dos Materiais e Matérias-Primas.

 

Apostar numa maior durabilidade dos materiais e no seu ciclo de vida

A mesa redonda inicial deu o mote para as dinâmicas de grupo. Em cima da mesa estiveram temas como a produção sustentável de matérias-primas, tecnologias inovadoras para recursos minerais e materiais sustentáveis.

Um dos tópicos em discussão foi o impacto dos recursos e do seu ciclo de vida na economia nacional e a forma como certas indústrias, como a cortiça e os minérios, podem adaptar-se à implementação de um modelo de Economia Circular.

Júlio Grilo, da Simoldes Plásticos, destacou que o grande desafio na área dos materiais consiste em melhorar a performance dos produtos, na perspetiva de os dotar de novas características que lhes confiram uma durabilidade e usabilidade superiores.

Carlos Manuel, da Amorim Isolamentos, explicou de que forma a indústria corticeira se mantém competitiva num mercado que procura alternativas a este material, destacando a capacidade inovadora ao nível da criação de novas gamas de produtos, naquele que é o único setor industrial em que o país é líder.

Já o estigma associado aos recursos minerais, associados a uma indústria com grandes impactes ambientais, é, na opinião de Tânia Peças, do Cluster Portugal Mineral Resources, um obstáculo a uma agenda inovadora para este setor. Ainda assim, destaca a resposta positiva das empresas na aposta em métodos de extração e transformação mais sustentáveis.

Paulo Fonseca, do Built Colab, fez uma retrospetiva do setor da construção, que nos últimos anos tem vindo a ganhar uma nova preponderância no país, reforçando que ainda há um longo caminho a trilhar até que se destaque em matéria de inovação

Terminada a mesa redonda, os participantes reuniram-se em grupos de trabalho, onde identificaram os principais desafios e obstáculos associados à área temática dos Materiais e Matérias-Primas.

 

Os projetos que respondem a desafios para os Materiais e Matérias-Primas

A sessão da tarde ficou marcada pela realização de um Focus Group Meeting, com a apresentação de ideias de projeto e de tecnologias com potencial de mercado, diretamente relacionadas com área temática dos Materiais e Matérias-Primas.

Dar nova vida a materiais que perderam a sua funcionalidade, desenvolver produtos decorativos através da borra de café, valorizar resíduos naturais com potencial de aplicação em setores como o automóvel ou a aeronáutica foram algumas das ideias apresentadas para responder aos desafios com que esta área temática se depara na atualidade.

 

Relatórios dos eventos já disponíveis

Consulte aqui os relatórios com as conclusões dos dois eventos:

Conclusões Workshop

Conclusões Focus Group Meeting

 

Próximo evento com data marcada

O Ciclo de Eventos despede-se de 2019 mas já abre a porta ao novo ano. Para estrear as sessões no renovado ano, o Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação viaja até Coimbra, no dia 9 de janeiro. A iniciativa terá lugar no ITeCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade.

 

O Ciclo de eventos – Dinâmicas para a Inovação é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

09/12/2019
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |