PT | EN


Durante três meses, as edições Centro e Alentejo do BfK Rise disponibilizaram acompanhamento e capacitação intensivos, mentoria e metodologias do universo empreendedor a quinze projetos académicos. Hoje estão mais preparados para o mercado e as suas ideias ganharam força.

Foram três bootcamps e diversas sessões de mentoria (de negócios, mercado e produto) acompanhadas por mentores especialistas de diferentes áreas, onde os projetos tiveram a oportunidade de desenvolverem a sua ideia de negócio para que pudessem entrar com mais confiança no mercado. A experiência de aceleração terminou com Demo Days digitais realizados no passado dia 23 de junho, onde os promotores dos projetos finalistas fizeram os pitches finais para especialistas e investidores.

António Bob Santos, administrador da ANI, destacou a importância do BfK Rise como um facilitador da transferência de tecnologia entre a academia e o mercado e os Demo Days como uma oportunidade para que as equipas se possam mostrar e demonstrar o seu crescimento e evolução.

 

Edição Centro: os projetos em detalhe

O Figure Follow é um produto de base tecnológica que permite o atleta melhorar o rendimento do seu treino de figuras obrigatórias (disciplina de Patinagem Artística).

O OliveID consiste numa análise química sensível e robusta que classifica as diferentes categorias de azeite e deteta fraudes com outros óleos vegetais. A tecnologia está patenteada e elimina a incerteza do resultado da análise sensorial.

My Puppy Plan é uma plataforma digital, de fácil utilização, que combina características do cachorro com o seu histórico de crescimento num algoritmo complexo que calcula a quantidade correta de alimento a ser oferecido a cada cachorro, em cada etapa do seu crescimento.

A ProtexAging detém a propriedade intelectual de um conjunto de compostos químicos que eliminam processos destrutivos das células, comuns a muitas doenças associadas ao envelhecimento. Assim, estes compostos poderão ser úteis no tratamento de diversas doenças crónicas, como a osteoartrose e as doenças neurodegenerativas, que afetam milhões de pessoas.

A Psychomeasure reúne e analisa dados de indivíduos, como relatos verbais transcritos em texto, e fornece análises sobre o seu estado mental. A solução é também aplicada ao setor educativo. O objetivo é a medição automatizada do desempenho cognitivo.

O projeto TopoSEM desenvolveu uma nova técnica patenteada que oferece uma solução fácil para as limitações da microscopia eletrônica de varrimento (SEM), com  as informações topográficas (3D) a serem obtidas facilmente a partir de uma série de imagens SEM (2D).

TouSeguro é um sistema capaz de permitir o utilizador verificar o estado da sua pele perante radiação solar e verificar o quão protegido se encontra da mesma, podendo interagir e guardar os dados visíveis.

Wynter Protect é uma marca de nutracêuticos, que oferece imunidade contra a gripe. Através da ação específica de proteínas obtidas a partir da gema do ovo contra, a Wynter Protect proporciona poteção eficaz contra diferentes tipos do vírus da gripe.

 

Conheça os projetos da Edição Alentejo

BLOODless é uma dieta artificial eficiente e isenta de sangue para a criação de mosquitos Anopheles, que pode contribuir para o esforço global de eliminação da malária. A dieta artificial pode ser aplicada em locais remotos onde a doença é endémica (especialmente em África), permite a eliminação da utilização de animais para a criação de mosquitos e diminui o risco de introdução acidental de organismos patogénicos.

O FoodAccept consiste num teste capaz de indicar a intensidade com a qual as características sensoriais dos alimentos/bebidas são percebidas, sem ter que provar os mesmos. Este teste substitui a boca para a avaliação das sensações de amargo e de adstringência, as quais estão, normalmente, associadas a menor aceitação dos produtos.

A tecnologia HiCASS resultou do projeto SelecTEcoli onde foram encontrados os genes responsáveis pela resistência e tolerância aos diferentes grupos de inibidores que são formados durante a etapa do pré-tratamento da biomassa lenhocelulósica em biorrefinarias. Esta tecnologia simplifica o processo de produção, melhora a performance dos processos e aumenta o rendimento dos bioprodutos.

O ImproVITA apresenta uma solução para aumentar o prazo de validade de produto frescos cortados (frutas e vegetais) e sumos naturais, pelo menos 5 vezes mais do que a atual solução standard existente no mercado. O produto exerce o seu efeito ao retardar a oxidação do alimento, prolongando assim a sua frescura e validade.

A Mycopartner é um projeto responsável pela produção de arbustos autóctones do género Cistus micorrizados com trufas do deserto. Estes arbustos, conhecidos pela sua elevada resiliência e adaptabilidade às condições pós-fogo, agem não só a nível da superfície do solo, minimizando a erosão e promovendo a regeneração natural da vegetação, mas também internamente na estrutura do solo, promovendo o seu arejamento e a melhoria gradual das suas propriedades físico-químicas.

A tenda Nautilus possui um sistema rotativo que permite a sua rápida montagem e desmontagem. O toldo superior é constituído por um material com propriedades hidrófilas e hidrofóbicas capazes de coletar e converter a neblina noturna em água. Acoplado a esse sistema, existem duas garrafas no interior da tenda, com capacidade para filtrar e armazenar a água captada, permitindo a sua ingestão ao longo do dia e utilização para higiene.

O ReWhey, utilizando tecnologias de ponta, baseadas em filtração por membranas, trata os soros residuais obtendo água limpa e concentrados nutritivos de proteína e açucares com características únicas, de valor acrescentado para a suplementação alimentar.

O BfK Rise é o Programa de Aceleração de Ciência e Tecnologia promovido pela Agência Nacional de Inovação, cujo objetivo é valorizar os resultados de I&D e de tecnologias existentes no Sistema Científico e Tecnológico Nacional com potencial de comercialização. A edição Norte terminou com um sentimento de dever cumprido e a iniciativa avança agora para as edições Centro e Alentejo.

 

O BfK é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

bfk siac
29/06/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |