PT | EN


Uma plataforma que facilita o financiamento de projetos “verdes”, garantindo um retorno anual de até 6%, e que tem como missão criar um impacto positivo rumo à sustentabilidade - é no que consiste a Go Parity, uma startup portuguesa, que, hoje, foi distinguida com o prémio Born from Knowledge (BfK), atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito da sua parceria com os World Summit Awards (WSA), da responsabilidade da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC). O vencedor BfK recebeu o troféu “Árvore do Conhecimento”, além de que terá a oportunidade de beneficiar de um processo de acompanhamento do seu projeto e poderá participar no WSA Global Congress 2020, na modalidade de participante, com viagens e estadias suportadas pela ANI.

Com perto de 4.600 investidores registados, que, com um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros, permitiram evitar a emissão de mais de 2.065 toneladas de CO2 na atmosfera e plantar quase 94 mil árvores, a Go Parity garantiu um retorno de 357,5 mil euros em juros.

Na verdade, muitos projetos sustentáveis de escala comercial e/ou industrial com potencial de lucro não são, frequentemente, implementados, já que são pequenos para a banca tradicional e demasiado complexos para financiamento pessoal. Recorrendo a outras fontes de investimento, a Go Parity consegue colmatar esta lacuna, permitindo o financiamento de projetos com necessidades de 25 mil a um milhão de euros. Ao mesmo tempo, possibilita o envolvimento dos cidadãos, já que o investimento mínimo é de 20 euros.

A Go Parity é, deste modo, a primeira plataforma de investimento portuguesa de impacto “verde” que, através do crowdlending, liga cidadãos que procuram uma alternativa para aplicar as suas poupanças a projetos sustentáveis, como energia renovável para um eco-turismo rural ou apoio a uma marca de moda sustentável, por exemplo, que buscam financiamento.

Um investimento mínimo de 20 euros pode garantir a todos um retorno de 6% de juros anuais fixos neste que pretende vir a ser o próximo banco “verde”.

O prémio BfK foi atribuído, em Lisboa, no 29º Digital Business Congress. Os WSA são um sistema de prémios único que seleciona e promove localmente a inovação digital que contribui para o desenvolvimento da sociedade. Combinando uma série de eventos e atividades internacionais que envolve uma rede global de startups, empreendedores sociais, jurados, oradores, especialistas e líderes do Governo, do Ensino Superior e da Sociedade Civil. Os WSA são uma plataforma internacional que demonstra o impacto positivo que projetos TIC têm na sociedade. Em Portugal, são promovidos pela APDC que, pelo terceiro ano consecutivo, conta com o apoio da ANI.

O Born from Knowledge é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

21/11/2019
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |