PT | EN


Portugal lidera projeto europeu de 22 milhões de euros para tornar universal acesso a dados de saúde

s4h

 

O Smart4Health, o maior projeto de investigação jamais coordenado por Portugal no âmbito do Programa Europeu de Investigação e Inovação Horizonte 2020, recebeu um financiamento de 22 milhões de euros, dos quais mais de 4 milhões para entidades portuguesas. O objetivo deste projeto é potenciar soluções personalizadas de saúde através da troca universal de Registos de Saúde Eletrónicos.

 

O Presidente da Agência Nacional de Inovação, Eduardo Maldonado, lembra que “a ANI, através do Gabinete de Promoção do Programa Quadro (GPPQ), apoia a participação das entidades Portuguesas no Horizonte 2020. Os resultados de 2018 na área da saúde foram bastante positivos, com financiamento total de 10,6 milhões de euros angariados por entidades nacionais, o que corresponde a uma taxa de sucesso de 17%, refletida em 15 novos projetos Europeus com participação Portuguesa.”

 

Ricardo Jardim Gonçalves, coordenador do Smart4Health, refere que este projeto reconfirma “a sólida reputação internacional do UNINOVA como instituto da FCT NOVA para a excelência na investigação, e que o Smart4Health vai mudar radicalmente e a nível global o paradigma como os serviços de saúde, bem-estar e assistência são prestados”. A equipa internacional do projeto “está totalmente empenhada e Portugal tem a responsabilidade de coordenar este esforço conjunto”. Assim, o projeto Smart4Health responde” à estratégia Europeia da transformação digital e suporte à inovação social, ao apoiar a reforma dos sistemas digitais para a saúde e a sua transição para novos modelos interoperáveis e centrados nas necessidades das pessoas”.

 

O Smart4Health assenta em dois grandes pilares que derivam das necessidades do cidadão numa sociedade cada vez mais digital: participar na gestão da própria saúde e ajudar a sociedade através da partilha dos seus dados.

 

O desenvolvimento deste projeto vai permitir que os cidadãos e prestadores de cuidados de saúde colaborem de forma integrada e digital com médicos e investigadores. Espera-se melhorar os cuidados clínicos e os planos de tratamento dos cidadãos ao permitir que as equipas médicas e os prestadores de cuidados de saúde tenham acesso ubíquo aos Registos de Saúde Eletrónicos, em tempo útil, permitindo uma melhor e mais informada tomada de decisão. Desta forma, o Smart4Health irá permitir a capacitação do cidadão europeu para a gestão da sua própria saúde no contexto de uma vida ativa numa sociedade digital.

 

O Smart4Health conta com um consórcio de 18 parceiros internacionais liderado por Ricardo Jardim Gonçalves, Professor Catedrático na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) e coordenador da unidade de investigação GRIS do Centro de Tecnologia e Sistemas (CTS) no UNINOVA - Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias. O projeto integra ainda mais dois parceiros Portugueses, a Secretaria Regional do Turismo e Cultura da Madeira e a empresa Knowledgebiz Consulting.

Horizonte 2020 GPPQ
30/01/2019
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |