PT | EN


Relatórios de conclusões já disponíveis

 

Mais uma sessão, mais uma conversa sobre Inovação. O conjunto de iniciativas sobre Valorização do Conhecimento, subordinadas a áreas e setores estratégicos no âmbito da Estratégia Nacional para a Especialização Inteligente teve no Agroalimentar o protagonista da última conversa do mês.

A mesa redonda foi antecedida por uma apresentação dos dados relativos ao setor do Agroalimentar, onde se identificaram alguns indicadores de projetos do setor apoiados no âmbito do Portugal 2020.

 

Importância de investir em I&D

Manuela Pintado, da Universidade Católica Portuguesa, referiu que o país tem um número de empresas muito pequeno na área da biotecnologia, pelo que, apesar de haver um conhecimento grande da área, não tem havido capacidade empresarial para o absorver.

A dar voz ao CoLab4Food esteve Miguel Teixeira, que destacou a importância de as empresas começarem a gerar mais competências científicas como motor do seu crescimento. Para o orador, a indústria 4.0, a economia circular e a transferência de tecnologia serão imprescindíveis no desenvolvimento do setor nos próximos anos.

Já Lídia Tarré, da empresa Gelpeixe, focou a sua intervenção no setor empresarial. A oradora falou na importância de uma estratégia de inovação transversal por parte das empresas e no outsourcing, que ao nível da I&D é fundamental para que exista uma visão diferente e mais especialização.

 

Os projetos em desenvolvimento

A segunda parte da manhã ficou reservada à apresentação de ideias de projetos de I&D com potencial de valorização do mercado.

No âmbito dos transportes e logística inteligente, foram apresentados a BIZCARGO e a BIZHUBS. A primeira pretende digitalizar o negócio de logística entre a indústria e o comércio, facilitando processos; a segunda é um software que facilita os processos de interoperabilidade entre os sistemas das empresas.

Seguiu-se a apresentação de uma Plataforma de Hardware e Software que monitoriza todas as tiragens de cerveja, em tempo real, para que o fornecedor seja capaz de otimizar as suas operações e propostas comerciais

Na engenharia alimentar e tecnologias avançadas, o projeto materiais isotérmicos empregnados com PCM visa aumentar a capacidade isotérmica de soluções de transporte/acondicionamento de produtos perecíveis.

Apresentou-se ainda a AgroGrIN Tech que, no desafio dos alimentos saudáveis e sustentáveis, é uma solução que permite separar diversos nutrientes de componentes de fruta, tornando um previsível desperdício em algo de valor para, por exemplo, as indústrias transformadoras.

 

Relatórios dos eventos já disponíveis

Consulte aqui os relatórios com as conclusões dos dois eventos:

Conclusões Workshop

Conclusões Focus Group Meeting

 

Próximo evento com data marcada

O Ciclo de Eventos regressa em julho com a Economia do Mar em destaque, com sessão marcada para o dia 8 de julho, na plataforma Microsoft Teams.

 

O Ciclo de eventos – Dinâmicas para a Inovação é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

03/07/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |