PT | EN


Relatórios de conclusões já disponíveis

 

Depois de uma paragem forçada devido à pandemia da Covid-19, o conjunto de iniciativas sobre Valorização do Conhecimento, subordinadas a áreas e setores estratégicos no âmbito da Estratégia Nacional para a Especialização Inteligente, regressou e teve a Saúde como protagonista, agora em formato digital

Naquela que foi a décima iniciativa destinada à promoção de metodologias de Inovação Aberta, Alexandre Almeida iniciou o evento com a apresentação de dados sobre os projetos apoiados no âmbito do Portugal 2020 no setor da Saúde.

 

A investigação existe, mas é necessário rentabilizar os resultados

A mesa redonda abordou tópicos como a biotecnologia aplicada à saúde, as doenças crónicas, o bem-estar e envelhecimento e as tecnologias médicas.

Rui Sousa, da Stemmatters, destacou a importância da investigação que se desenvolve na academia, mas apontou a dificuldade que existe na malha produtiva nacional, que não permite muitas vezes que o conhecimento produzido se torne num bem ou serviço economicamente rentável.

Da parte do Health Cluster Portugal, Joana Feijó realçou na sua intervenção a importância crescente que os dados têm vindo a adquirir no contexto médico, como potencial ferramenta para tratamentos mais personalizados e dirigidos. A oradora não deixou de referir que é necessário estabelecer melhores objetivos de inovação e desenvolvimento.

Em representação do Cintesis, João Fonseca falou na necessidade de transformar os cuidados de saúde adaptá-los aos novos tempos, ao mesmo tempo que é necessário adaptar a investigação a novas necessidades. Por outro lado, enquanto as empresas que inovam não conseguirem vender, dificilmente terão dimensão para exportar.

Elísio Costa, do projeto Porto4Ageing, destacou o papel da literacia de saúde e da sua importância na mudança de paradigmas, sem as qual as soluções digitais que se impõem nunca conseguirão ser bem sucedidas.

 

Soluções que pretendem melhorar tratamentos na área da Saúde 

A segunda parte da manhã ficou reservada à apresentação de ideias de projetos de I&D com potencial de valorização no mercado.

No domínio do bem-estar, envelhecimento e vida ativa, o projeto FrailSurvey define-se como uma app que permite fazer uma autoavaliação da saúde pela população mais idosa. O software é capaz de medir variáveis como a mobilidade, forma física, visão, audição, entre outras.

No âmbito das tecnologias avançadas aplicadas à saúde, destaque para algumas soluções. A tecnologia dryVHP permite a construção de equipamentos de bio-descontaminação eficazes, compactos e de baixo custo. Já o projeto VCObsCare é  um sistema de registo clínico eletrónico que dá suporte completo à prática ginecológica e obstétrica. O terceiro projeto, designado Body Interact, apresentou um sistema de pacientes virtuais para treino e avaliação de competências em múltiplas áreas clínicas relacionadas com medicina e enfermagem.

O Cintesis apresentou duas tecnologias: a Inspirers e a Airdoc. A primeira usa Tecnologias mHealth para transformar a adesão à terapêutica numa experiência positiva (Asma e Hipertensão arterial). A segunda visa o desenvolvimento de novas ferramentas e soluções tecnológicas de monitorização e de autogestão de doenças respiratórias obstrutivas crónicas com base em smartphones e sensores integrados, com o objetivo de melhorar os cuidados de saúde nesta área.

 

Próximo evento com data marcada

O Habitat é a temática que se segue. O evento irá decorrer no dia 23 de junho, na plataforma Microsoft Teams.

 

Relatórios disponíveis

Consulte aqui os relatórios com as conclusões dos dois eventos:

Conclusões Workshop

Conclusões Focus Group Meeting

 

O Ciclo de eventos – Dinâmicas para a Inovação é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

siac cicloeventos
22/06/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |