PT | EN


Relatórios de conclusões já disponíveis

 

A ANI está a promover o “Ciclo de Eventos - Dinâmicas para a Inovação”, um conjunto de iniciativas sobre Valorização do Conhecimento, subordinadas a áreas e setores estratégicos no âmbito da Estratégia Nacional para a Especialização Inteligente.

Foi Aveiro a cidade a acolher a sétima sessão da iniciativa dedicada à promoção de práticas e metodologias de Inovação Aberta, com o Instituto de Telecomunicações a dar palco à temática das Tecnologias de Informação e Comunicação.

A mesa redonda que falou sobre alguns domínios das TIC foi antecedida pela apresentação de dados relacionados com a área temática, tendo estado em destaque alguns números de projetos aprovados no âmbito do Portugal 2020 e que tem tido um impacto positivo na melhoria dos indicadores de I&D do país.

 

O crescimento das telecomunicações em Portugal

A discussão sobre o panorama atual da inovação em Portugal seguiu com um painel de oradores que abordou temas como as TIC na comunicação do conhecimento e na sua aplicação aos setores produtivos, mas também a conetividade ubíqua e segura.

Susana Sargento, do Instituto de Telecomunicações, destacou a necessidade de se distinguir as diferentes aplicações das TIC nos contextos de inovação, de forma a que as estratégias de financiamento e de outro tipo de apoios sejam mais eficazes.

Em representação da Universidade de Aveiro, Óscar Mealha mencionou o facto de o progresso tecnológico que se tem vindo a fazer, particularmente na área das TIC, estar a ser diretamente entregue à sociedade sob a forma de bens e serviços úteis à comunidade. Porém, o especialista de engenharia eletrónica não deixou de referir que o maior desafio da área é a sustentabilidade.

Nas intervenções em representação do Tice.pt, Vasco Lagarto acentuou a evolução significativa que o país tem atravessado na componente das telecomunicações, sendo que o seu potencial pode ser muito importante nos processos de ganhos de eficiência, muito por conta da transversalidade das TIC e da sua aplicação em todos os setores da indústria e serviços.

A identificação dos principais desafios e obstáculos da área das TIC foi a proposta para que os participantes se reunissem em grupos de trabalho e apresentassem de seguida as suas conclusões.

 

Uso das TIC na promoção de eficiência

O Focus Group Meeting dedicado às TIC marcou a sessão da tarde, onde foram realizados pitches de ideias de projetos de I&D em fase pré-comercial e com potencial de valorização no mercado. As empresas, spin-offs académicas e CIT, através destes projetos, dão bons exemplos de resposta aos desafios e obstáculos identificados nos workshops.

Na categoria das TIC aplicadas aos setores produtivos, foram apresentadas soluções baseadas em backscatter para desenvolvimento de soluções de sensores sem baterias.

Na conetividade ubíqua e segura, surgiram projetos que asseguram comunicações seguras e privadas entre dispositivos e soluções que focam no desenvolvimento da tecnologia necessária para melhorar o desempenho do mobiliário urbano, tal como postes de iluminação. Ainda respondendo ao mesmo domínio, surgiram propostas no sentido de garantir a privacidade dos dados.

 

Relatórios dos eventos já disponíveis

Consulte aqui os relatórios com as conclusões dos dois eventos:

Conclusões Workshop

Conclusões Focus Group Meeting

 

Próximo evento com data marcada

As indústrias culturais e criativas dão o mote para a próxima iniciativa do Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação. A Oliva Creative Factory, em São João da Madeira, recebe, já no próximo dia 21 de fevereiro, a oitava sessão da iniciativa.

 

O Ciclo de Eventos - Dinâmicas para a Inovação é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

cicloeventos siac
10/02/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |