PT | EN


Workshop Fundo Europeu do Investimento - InnovFin Equity
23 de março, na ANI

ani site InofinA ANI, através do Gabinete de Promoção do Programa Quadro (GPPQ), em colaboração com o Fundo Europeu do Investimento (FEI), do Grupo Banco Europeu do Investimento, e a Comissão Europeia, organizou um Workshop dedicado à Iniciativa InnovFin Equity. Este evento teve como público-alvo intermediários financeiros interessados na criação de fundos equity para as fases seed e early stage.

A iniciativa InnovFin Equity faz parte do Horizonte 2020 e pretende apoiar intermediários financeiros (sociedade de capital de risco, business angels, banca de investimento, etc.) para a criação de fundos que possam apoiar empresas e startups na chamada fase semente e early stage. Esta iniciativa engloba vários instrumentos financeiros em que o FEI pode participar como cofinanciador até 25 ou 50% do total do fundo, dependendo do tipo de fundo:

  • InnovFin Technology Transfer

  • InnovFin Business Angels

  • InnovFin Fund of Funds

  • InnovFin Venture Capital


O evento contou com a presença da Gestora dos programas de inovação e financiamento alternativo do FEI, Minerva Elias, de Isabel Caetano, vogal do Conselho de Administração da Agência Nacional de Inovação (ANI), de José Esperança, Delegado Nacional do Horizonte 2020, nas áreas das PME e Financiamento de Risco, bem como de Ignácio Punete, project Officer da Comissão Europeia e a equipa nacional de Pontos de Contacto Nacionais para Financiamento de Risco.

Os instrumentos da iniciativa InnovFin Equity complementam a oferta do FEI em instrumentos financeiros que vão desde a fase pré semente até à fase de crescimento. Estes instrumentos contam com a participação ativa do fundo europeu do investimento como investidor até 50% (InnovFin Business Angels e InnovFin Technology Transfer) ou até 25% (InnovFin Fund of Funds e InnovFin Venture Capital). Para além da participação como investidor o FEI presta aconselhamento na formação dos fundos. A incisão em áreas com forte componente inovador e/ou de investigação é caraterística destes instrumentos.

Mais informação
Fundo Europeu de Investimento Gabinete de Promoção do Programa Quadro Iniciativa InnovFin Equity
03/04/2018
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |