PT | EN


Documento destaca o papel dos gabinetes de transferência e valorização de tecnologia/conhecimento das IES

A ANI desenvolveu uma brochura de apresentação da Rede de Transferência e Valorização do Conhecimento no âmbito do Ensino Superior, em Portugal. O documento pretende dar a conhecer a missão e o trabalho desenvolvido pelos gabinetes de transferência e valorização de tecnologia/conhecimento, que atuam como ponto de ligação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e o tecido empresarial.

Para além de mapear e caracterizar estas entidades (também designados GAPI, OTIC ou TTOs académicos), descreve o seu papel na valorização e transferência de conhecimento académico para o mercado, através de atividades relacionadas com o registo de direitos de propriedade intelectual, licenciamento, empreendedorismo, dinamização de projetos, formação e informação e ligação à indústria.

A brochura inclui, ainda, testemunhos de representantes de empresas, spin-offs de base académica e dos próprios TTOs académicos apresentando, ainda, as restantes estruturas de Transferência e Valorização do conhecimento existentes em Portugal (nomeadamente redes colaborativas e entidades de apoio ao empreendedorismo e I&D empresarial).

Portugal tem vindo a aumentar o investimento em I&D, tendo dedicado um máximo histórico de 1,42% do PIB a esta área em 2019. Em 2020, passou a ser classificado pelo European Innovation Scoreboard (EIS 2020) como país “fortemente inovador”. O desenvolvimento de iniciativas de aproximação e ligação das IES às empresas tem sido cada vez mais visível nas últimas duas décadas, contribuindo para estes resultados.

A ANI - Agência Nacional de Inovação apoia e desenvolve um conjunto de atividades que permitem uma maior e melhor colaboração entre as empresas e os restantes atores do Sistema Nacional de Inovação.

Consulte a brochura sobre a Rede de Transferência e Valorização do Conhecimento no Âmbito do Ensino Superior aqui.

A brochura relativa à Rede de Transferência e Valorização do Conhecimento no âmbito do Ensino Superior foi produzida no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

SIAC redetransferenciatecnologia
15/04/2021
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |