PT | EN


A ANI foi convidada pela agência de inovação francesa, Bpifrance, a apresentar os primeiros resultados da Task Force ‘SoftPower’ - Competences and soft skills in innovation agencies at the break of a new model for innovation support in the EU, num evento de formação técnica que decorreu em Paris, a 15 de janeiro, e que contou com a presença de representantes de agências de inovação, incluindo dos Pontos de Contacto Nacionais do Horizonte 2020 de toda a Europa.

A Task Force ‘SoftPower’ criada no âmbito da TAFTIE, a associação europeia de agências de inovação, é liderada pela ANI e conta com o envolvimento de outras 16 agências de inovação da Europa e da NESTA, a fundação global para as políticas de inovação. O objetivo da Task Force é avaliar os serviços de apoio não-financeiro prestados pelas agências de inovação às empresas e a outros agentes de inovação na Europa, e determinar as competências que estas agências deverão adotar no futuro para melhorarem o desempenho nesses serviços e promoverem atividades de I&D e inovação nos seus países.

No âmbito deste evento, a ANI apresentou os primeiros resultados sobre os dados recolhidos de 24 agências de inovação na Europa relativamente aos seus serviços de apoio e às competências dos seus colaboradores. Este levantamento é determinante para preparar o próximo Programa-Quadro “Horizonte Europa”, em que se espera uma crescente complementaridade entre os apoios europeus e os apoios nacionais e locais na área da I&D aplicada e do empreendedorismo de base tecnológica.

Em paralelo, o grupo de agências em causa, liderado pela ANI, realizou 3 eventos de discussão pública ao longo de 2018 em Lisboa, no Luxemburgo e na Eslovénia, que envolveram vários agentes de inovação, incluindo investigadores, empresas, financiadores, consultores e a Comissão Europeia, num debate sobre o papel destas agências no futuro.

Esta Task Force deverá terminar os seus trabalhos durante o 1º semestre de 2019, sendo que está prevista a realização de um evento público para a divulgação dos resultados finais. Em breve será disponibilizada mais informação sobre o tema.

TAFTIE
24/01/2019
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |