PT | EN


Iniciativa contou com mais de 140 participantes

A ANI organizou um webinar dedicado à Transferência de Tecnologia em Domínios Estratégicos Nacionais. O evento, que se realizou no dia 27 de maio, contou com mais de 140 participantes, oriundos de empresas, clusters, instituições de ensino superior, centros de interface e da administração pública.

Na sessão foram apresentados os resultados do estudo “Transferência de Tecnologia em Domínios Estratégicos Nacionais”, que identifica as principais tendências e ações transformativas que nortearão as políticas de transferência de tecnologia e conhecimento no âmbito da Estratégia Nacional de Especialização Inteligente no próximo ciclo de programação. A apresentação síntese do estudo está agora disponível para consulta.

O estudo aborda sete domínios prioritários, que abrangem um largo espectro de setores de aplicação e identifica, pela primeira vez, Atividades Transformativas. Durante a apresentação do estudo, os Professores António Manuel Figueiredo e Mário Rui Silva ressalvaram a necessidade de reforçar a seletividade, potenciar a transformação, facilitar a operacionalização e consolidar uma forte articulação entre a Estratégia Nacional e as Estratégias Regionais. 

Foi, também, apresentada a articulação multinível das Estratégias de Especialização Inteligente, com uma primeira abordagem ao cruzamento das prioridades propostas com os domínios prioritários das Estratégias Regionais de Especialização Inteligente. A apresentação perspetivou a identificação de um contexto ideal para a criação de sinergias entre as dimensões de intervenção nacionais com as estratégias das regiões, através de instrumentos de policy-mix distintos, mas articulados e coerentes, evitando a sobreposição de recursos.

A mesa-redonda, moderada por Alexandre Almeida, da ANI, contou com os contributos de Teresa Jorge, da CCDR – Centro, Aquiles Marreiros, da CCDR – Algarve, João Gregório, da Direção Regional da Ciência e Transição Digital – R.A. Açores, e Rui Caldeira, da ARDITI – R.A. Madeira.

O debate centrou-se no alinhamento multinível de estratégias de especialização inteligentes e nos desafios de coordenação em termos de governação. Foi, igualmente, abordada a definição de instrumentos de política e articulação entre as políticas de transferência de tecnologia nacionais para com políticas de nível regional ou infrarregional.

Esta sessão foi a última de um conjunto de iniciativas de auscultação das entidades do Sistema Nacional de Inovação (SNI), no sentido de identificar os principais desafios em matéria de transferência de tecnologia e áreas estratégicas de especialização inteligente.

Pode consultar os testemunhos dos peritos acerca dos sete domínios temáticos abordados no estudo:

 

António Manuel Figueiredo, perito Tecnologias Espaciais/ Observação da Terra

António Pontes, perito em Materiais e Tecnologias Avançadas de Produção

José Carlos Caldeira, perito em Economia 4.0 e KET Digitais

Maria Elisa Babo, perita em Território, Criatividade e Marcas

Luís Soares, perito em Saúde, Biotecnologia e Alimentação

Rui Azevedo, perito no setor do Mar

 

Sérgio Costa, perito em Economia Circular, Transição Energética e Descarbonização

 

Consulte a síntese do estudo aqui.

O webinar foi promovido pela ANI, no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

siac
31/05/2021
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |