PT | EN


Mais de 280 participantes de 13 países

Business2Sea, Alfândega do Porto

 

Decorreu de 11 a 13 de novembro, a 9ª Edição do Business2Sea, um evento internacional organizado pela Fórum Oceano, em parceria com a Fundação CETMAR da Galiza e a colaboração da Agência Nacional de Inovação (ANI), com o objetivo de promover projetos e negócios no âmbito da Economia do Mar. No decurso do evento, a equipa Enterprise Europe Network (EEN) da ANI dinamizou os “B2B meetings”, um espaço reservado para reuniões bilaterais pré-agendadas entre os participantes, com um catálogo online de oportunidades de parceria e de negócio.

Em cima da mesa estiveram 144 oportunidades de parcerias de negócio, projetos e investimento no Marketplace, que suscitaram a realização de 85 reuniões bilaterais entre 58 participantes dos 13 países inscritos. Portugal foi o país com maior representatividade, com cerca de 50% dos participantes, seguindo-se Espanha com 13, França com 3, Bélgica com 2 e os restantes países com um participante cada. Cerca de 65% dos encontros foram internacionais, entre empresas, centros de investigação, investidores e entidades públicas.

Sob o tema principal “Conservação dos Oceanos e Uso Sustentável dos Recursos Marinhos”, o Business2Sea decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, e contou com um conjunto de conferências, seminários, workshops temáticos, sessões de pitching “Curtas do Mar” e ainda outras atividades relacionadas com a cultura marítima.

Destacaram-se ainda duas outras iniciativas europeias, a “6th Atlantic Stakeholder Platform Conference 2019, que apresentou a nova Estratégia do Atlântico para o próximo quadro de fundos comunitários e o evento anual do Programa INTERREG Espaço Atlântico.

Para além da organização das reuniões bilaterais que decorreram ao longo dos três dias, a responsável pelo projeto EEN na ANI, Bibiana Dantas participou no painel de oradores da Conferência Atlantic Stakeholder Platform na workshop “Feel inspired: how to make the most out of EU Blue funding”, moderada por Luísa Prista diretora da agência Europeia para as PME (EASME - European Agency for SMEs). Para além da apresentação de três casos de sucesso da Economia Azul, foi também apresentada a “BlueInvest Platform” (www.blue-invest.eu) de acesso a financiamento para start-ups, PME e scale-ups da Economia do Mar.

Refira-se que a rede EEN é a maior rede do mundo de apoio às PME e startups com ambições internacionais. Criada pela Comissão Europeia, está presente em 65 países, com especialistas em questões de inovação e internacionalização. Os serviços oferecidos às PME portuguesas incluem apoio à procura de parcerias internacionais para negócio, transferência de tecnologia e projetos de inovação através da organização de Eventos Internacionais B2B (https://een.ec.europa.eu/events) e da base de dados Partnership Opportunities (https://een.ec.europa.eu/partners), bem como aconselhamento em gestão da inovação e acesso a financiamento.

29/11/2019
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |