PT | EN


Grupo de experts tem 4 representantes portugueses

O Fórum Político Europeu sobre Bioeconomia, promovido pela Comissão Europeia, foi oficialmente lançado, no passado dia 12 de novembro.

Este Fórum, que surge no âmbito da ação 2.3 da atualização feita em 2018 à Estratégia Europeia para a Bioeconomia, reflete as solicitações dos Estados Membros potenciando uma maior cooperação no que diz respeito às políticas de Bioeconomia.

Com a coordenação da Direção Geral de Investigação e Inovação (DG RTD), para este Fórum foram nomeados representantes de alto nível e peritos de cada Estado-Membro, provenientes de entidades relevantes na definição de políticas ou com responsabilidades operacionais no desenvolvimento da Bioeconomia. A ANI integra este painel, na qualidade de perito, em representação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), a par com mais 3 portugueses representantes do Ministério do Ambiente, do Ministério da Agricultura e do Ministério do Mar.

Apoiar o avanço estratégico de uma Bioeconomia circular e sustentável na Europa está na base da criação deste grupo de discussão que pretende facilitar a partilha das melhores práticas e debater abordagens coordenadas no desenvolvimento de políticas para a Bioeconomia. Como tal, funcionários da Comissão Europeia de várias Direções Gerais, bem como representantes do Parlamento Europeu, do Comité Europeu das Regiões e do Comité Económico e Social Europeu também estarão presentes para potenciar a identificação de áreas críticas de cooperação e intercâmbio de conhecimentos. Com este Fórum pretende-se apoiar os Estados-Membros na concretização de uma transformação verde da economia em consonância com os objetivos da UE, contribuindo para a definição de uma agenda de ações conjuntas e identificando áreas críticas para a cooperação e troca de conhecimento. O Fórum irá também permitir um diálogo estruturado entre a Comissão Europeia e os Estados-Membros sobre os desenvolvimentos políticos relevantes para a Bioeconomia, com atividades desenvolvidas e priorizadas de acordo com o impacto esperado.

A estratégia  europeia para a Bioeconomia destaca a importância dos ecossistemas na economia, incluindo o marítimo e as zonas costeiras, bem como a contribuição destes para o Pacto Ecológico Europeu. Esta temática tem sido acompanhada de perto pela ANI, através de uma Delegada Nacional/National Contact Point (NCP) subjacente à área da Bioeconomia nos Programas-Quadro de Investigação & Inovação da UE.

A coordenação deste Fórum é assegurada em regime de rotatividade pelo Estado-Membro que detém a Presidência do Conselho de UE, estando já atribuída a Portugal a coordenação durante o 1º semestre de 2021.

Consulte mais informação sobre o Fórum aqui

20/11/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |