PT | EN


Na sequência da reunião com os parceiros do projeto iBuy, promovida pela Agência Nacional de Inovação (ANI) em Lisboa, que em parceria com o Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), decorreu uma visita de estudo, no dia 15 de outubro, ao Parque e Palácio de Monserrate, sob gestão da Parques de Sintra – Monte da Lua SA.


A Parques de Sintra acolheu o grupo de cerca de 30 participantes para uma visita que contou com momentos variados, todos com lugar no Parque e no Palácio de Monserrate, uma das mais belas criações arquitetónicas e paisagísticas do Romantismo em Portugal. Os participantes tiveram a oportunidade de travar conhecimento com o processo de compra pública de inovação que a Parques de Sintra tem em curso bem como a oportunidade de conhecer o Palácio e o Parque de Monserrate e o novo Centro de Interpretação da Natureza.


O testemunho da Parques de Sintra veio complementar e enriquecer o estudo sobre as compras públicas de inovação que tem vindo a ser feito pela ANI através do conjunto de ações que desenvolve e que resultou num encontro com o iBuy, o projeto financiado pela Comissão Europeia que tem como objetivo potenciar o papel das autoridades públicas enquanto promotores de inovação através de contratos públicos. 


A primeira parte da visita ocupou-se de uma breve introdução ao palácio e ao seu enquadramento na Serra de Sintra. O atual palácio remonta ao século XIX e foi projetado pelo arquitetoThomas James Knowles, por ordem de Sir Francis Cook, visconde de Monserrate, tratando-se de um dos mais importantes exemplos da arquitetura romântica nacional. O Parque onde se insere é um dos mais ricos jardins botânicos portugueses e uma das mais belas criações paisagísticas do Romantismo em Portugal, podendo nele encontrar-se mais milhares de espécies de plantas autóctones e exóticas.


Numa das salas do palácio de Monserrate decorreu uma apresentação sobre a Parques de Sintra e a sua missão enquanto entidade pública que se responsabiliza pela proteção e pela valorização da Paisagem Cultural e Natural de Sintra. As suas responsabilidades prendem-se com a requalificação, com a revitalização, com a promoção, com a investigação e com a exploração das propriedades que agrega: o Parque e o Palácio Nacional da Pena, o Parque e o Palácio de Monserrate, o Castelo dos Mouros, o Convento dos Capuchos, o Jardim e o Chalet da Condessa d’Edla, o Palácio Nacional de Sintra, Palácio Nacional e Jardins de Queluz e a Escola Portuguesa de Arte Equestre sediada nos Jardins históricos de Queluz.


Seguiu-se o momento em que foi permitido ao grupo tomar conhecimento do processo de compra pública de inovação que a Parques de Sintra tem em curso no âmbito do projeto “Parques de Sintra Acolhem Melhor”, que pretende melhorar as  condições de acessibilidade nos Parques e nos Monumentos geridos pela empresa e constituí-los como exemplo de boas práticas do turismo acessível. A compra pública de inovação visa a criação de novas possibilidades de perceção sensorial da experiência de visita a uma maior diversidade de visitantes, independentemente das suas características e capacidades. É, desta forma, que através das inovações a implementar se pretendem promover novas formas de serviço público, impulsionando, também, a revitalização dos valores patrimoniais e os avanços sociais.


A tarde terminou com uma visita ao Centro de Interpretação da Natureza, equipamento que estreou recentemente e que é mais uma ferramenta que a Parques de Sintra coloca à disposição do público, promovendo uma visita mais completa e aprofundada, aproveitando as potencialidades culturais e naturais do seu património. O Centro de Interpretação da Natureza é dirigido às escolas e às famílias, com o objetivo de promover o contacto com a natureza, a sensibilização ambiental e o aprofundamento dos conhecimentos relativos à fauna e à flora presente nos ecossistemas que caracterizam a região da Serra de Sintra. Também localizado no Parque de Monserrate, inaugurou a 17 de outubro e privilegia o recurso a ferramentas digitais de realidade aumentada, didáticas e pedagógicas, como meio essencial para a transmissão de conhecimentos.

 

© PSML | Luís Duarte (para as imagens do CIN)

© PSML | EMIGUS (para as imagens do Palácio de Monserrate)

cpi
07/11/2019
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |