PT | EN


A ANI recebeu o Ministro de Estado da Ciência e Política Tecnológica japonês, Takura Hirai, no passado dia 12 de agosto, para discutir o reforço da colaboração com o Japão em termos de política de inovação e o ecossistema favorável ao empreendedorismo criado em Portugal.

Com uma ambiciosa estratégia de médio e longo-prazo para a política de inovação e o desenvolvimento do Japão, o Ministro Takura Hirai veio conhecer a realidade nacional no âmbito de programas de ligação entre empresas e o sistema científico e tecnológico, nomeadamente os Centros de Interface e os CoLAB (Programa Interface), os mecanismos de apoio ao empreendedorismo de base tecnológica, à I&D empresarial e à aceleração de negócios.

A agenda do dia foi marcada pela apresentação da missão, dos programas geridos pela ANI e da evolução de Portugal nos principais indicadores e rankings internacionais de inovação, bem como dos desafios para a Ciência e Inovação em Portugal. O Ministro Hirai apresentou os eixos principais da estratégia para os próximos 5 anos, o “Moonshot”, bem como a iniciativa “Pitch to the Minister”, que tem como objetivo apoiar start-ups que visem dar resposta a desafios que a sociedade nipónica enfrenta, como o envelhecimento da população ou a transição energética, entre outros. O programa Moonshot está aberto à colaboração com todo o Mundo, e o Monistro Hirai convidou à participação portuguesa na grande conferência que vai organizar em Dezembro no Japão para explorar colaborações.

A ANI irá colaborar ativamente na identificação de oportunidades de colaboração entre entidades empresariais e de I&D dos dois países nas áreas da I&D e da inovação. Este objetivo poderá ser impulsionado em 2020 com a presidência nacional da TAFTIE (Rede das Agências Europeias de Inovação) por parte da ANI, em que uma das agências japonesas – a NEDO – é também membro associado, e em que o tema da Colaboração Internacional será o foco da conferência anual a realizar em Lisboa em Junho de 2020.

16/08/2019
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |