PT | EN


A ANI está em destaque na revista europeia “PANORAMA”, uma das principais publicações da Comissão Europeia, pelo seu papel coordenador na definição de uma estratégia multinível de especialização inteligente para Portugal.

A Agência preside ao conselho coordenador da Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (ENEI) que visa o desenvolvimento do sistema nacional de investigação e inovação. O grande objetivo é identificar as grandes apostas estratégicas inteligentes que são temas com especialização científica, tecnológica e económica, nos quais Portugal detém atuais ou potenciais vantagens comparativas e competitivas.

O artigo realça o relançamento das estratégias de especialização inteligente em Portugal no quadro das negociações do próximo quadro de fundos comunitários pós 2020, no seguimento do Workshop de Peer Learning “RIS3 in Portugal” acolhido em maio pela CCDR Algarve e co-organizado pelo Joint Research Centre da Comissão Europeia e pela ANI.

Este workshop, que reuniu peritos da Comissão Europeia e representantes da ANI, das cinco comissões de coordenação e desenvolvimento regional do Continente e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, constituiu uma oportunidade para rever o progresso da implementação da especialização inteligente em Portugal, tanto a nível nacional como regional, tendo como foco principal permitir a aprendizagem de políticas entre as regiões sobre a implementação de boas práticas e lançar o processo de atualização das estratégias antes do próximo período de programação da União Europeia.

O artigo da revista “PANORAMA” destaca o trabalho desenvolvido nas regiões portuguesas para a aplicação dos fundos em projetos inovadores que promovem a transferência de conhecimento dos centros de investigação para o mercado.

Mais informações

04/11/2019
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |