PT | EN


APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROJETO CERWAVE
21 de MARÇO, PORCELANAS DA COSTA VERDE – VAGOS, 14h00

CERWAVE

O projeto Cerwave vai apresentar os seus resultados numa sessão pública que decorre no próximo dia 21 de março, às 14:00, na Porcelanas da Costa Verde*.

O objetivo do projeto CERWAVE é a otimização de um protótipo de forno híbrido gás/micro-ondas destinado à cozedura de porcelana. Pretende-se validar industrialmente e demonstrar que o processo de aquecimento convencional assistido por micro-ondas poderá levar a uma redução no consumo energético até 10% e demorar até menos 15% do tempo, comparativamente com o processo convencional (aquecimento por combustão de gás natural). Esta tecnologia é potencialmente mais limpa, mais rápida, menos onerosa e mais eficiente que os processos tradicionais em uso. Os resultados obtidos no projeto GreenWave (Projeto SI I&DT concluído anteriormente) são promissores, sendo, no entanto, necessário otimizar parâmetros de funcionamento, bem como reestruturar um módulo de micro-ondas que será inserido no novo modelo. Esta solução permitirá fazer adequadamente a cozedura dos cerâmicos, mantendo a qualidade das peças obtidas dentro de parâmetros internacionalmente aceites.

O consórcio promotor deste projeto é constituído por uma empresa, Porcelanas da Costa Verde S.A. e por duas entidades não empresariais,  a Universidade de Aveiro e o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV).

Este projeto demonstrador foi apoiado pela ANI através do Sistema de Incentivos à I&DT Empresarial – Projetos Demonstradores em Copromoção e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE2020.

*Morada Porcelanas da Costa Verde: ZI Vagos – 3844-909 m Vagos.

Programa da Sessão

14:00 – Boas Vindas – Pres. CA Carlos Teixeira

14:15 – Apresentação da Costa Verde

              Descrição Sumária da empresa e dos projetos – Francisco Proença

14:30 – O PROJETO CERWAVE – UA | CTCV | CV

15:15 – Visita ao Forno Microondas

16:00 – Short break

16:10 – Short break

16:10 – Sessão de Esclarecimentos

16:45 – Encerramento

Download do Programa

logos

 

 
Projetos Demonstradores Sessões de demonstração de resultados
12/03/2018
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |