PT | EN


 

26 de novembro, 14h30, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto


O consumo excessivo de sal é uma preocupação cada vez maior na sociedade, tendo impacto em diversas patologias clínicas graves. Atualmente as principais técnicas para medição da quantidade de sal apresentam ainda algumas limitações, tais como a falta de portabilidade, o elevado tempo de medição e o facto de não permitirem a análise de matrizes alimentares complexas.

É neste contexto que surge o projeto Salt Quanti, que tem como objetivo demonstrar, em ambiente real de utilização, a aplicação de um dispositivo portátil e user friendly para analisar a quantidade de sódio em matrizes alimentares com base na metodologia analítica de Potenciometria de Elétrodo Seletivo de Ião em 4 contextos distintos: Direção Geral de Educação, Unidades de Administração Regional de Saúde, Empresas de Restauração Coletiva, e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

Promovido pelo consórcio constituído pela empresa Evoleo Technologies e pela Universidade do Porto (através das faculdades FCNAUP e FEUP), o Salt Quanti consistirá na demonstração e otimização de um dispositivo inovador em contexto real e perante o setor utilizador que permita a introdução no mercado de um dispositivo portátil, simples, preciso e fiável para a medição in loco do teor de sódio/sal em matrizes alimentares complexas.

Este projeto demonstrador foi apoiado pela ANI através do Sistema de Incentivos à I&DT Empresarial – Projetos Demonstradores em Copromoção e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do PO NORTE.

 

Local: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Programa:

14:30 – Receção

14:40 – Apresentação do Projeto e Demonstração do Equipamento

15:30 – Mesa de discussão

16:00 – Encerramento, com a presença do anterior SEAS: Prof. Fernando Araújo

16:15 – Porto de Honra

 

As inscrições deverão ser confirmadas através do e-mail info@saltquanti.eu com indicação do nome do participante, a entidade e e-mail de contacto.

 

Sessões de demonstração de resultados
22/11/2018
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |