PT | EN


Ação Preparatória para o estabelecimento do futuro programa de investigação de defesa europeu
Candidaturas até 28 de junho de 2018

european comissionFoi lançada, no passado dia 15 de março, a fase de candidatura de projetos para 2018 no âmbito da Ação Preparatória para o estabelecimento do futuro programa de investigação de defesa europeu.

A Ação Preparatória decorre entre 2017 e 2020, com um financiamento da Comissão de 90 milhões de euros em 3 anos, com o objetivo de testar os procedimentos de gestão do processo que, caso sejam bem-sucedidos, constituirão a referência para um futuro programa de defesa.

O orçamento desta Ação para 2018 é de 40 milhões de euros, que se destinam a financiar esta candidatura, bem como inclui uma contribuição adicional para o desenvolvimento de pequenos projetos no âmbito do tópico “technological demonstrator for enhanced situational awareness in a naval environment”, já selecionado na fase de candidatura levada a cabo em 2017.

Em relação aos dois principais tópicos definidos no programa de 2018, estes centram-se nas tecnologias de defesa críticas nas áreas dos componentes “system-on-a-chip” e “system-in-package”, e dos sistemas de energia dirigida: “PADR-EDT-02-2018: European high-performance, trustable (re)configurable system-on-a-chip or system-in-package for defence applications” e “PADR-EF-02-2018: Towards a European high power laser effector”.

Existe ainda um tópico para o estabelecimento de uma metodologia de análise de tecnologias de componentes e materiais potencialmente críticas, o “PADR-STF-02-2018: The European Defence Research Runway – part II”, que decorre do terceiro tópico desenvolvido no programa de trabalhos de 2017, e que contempla um exercício no âmbito da segurança do abastecimento deste tipo de tecnologias para os sistemas de armamentos europeus.

A fase de candidaturas está aberta até 28 de junho de 2018, estando previsto que a avaliação das propostas tenha lugar no período de 4 de julho de 2018 a 18 de outubro de 2018.

Para a divulgação dos tópicos e clarificação de alguns aspetos que possam ter ficado menos claros, está prevista a realização de um “Information Day and Brockerage event” em 12 de abril de 2018, na Agência Europeia de Defesa, em moldes semelhantes ao evento realizado em 2017, constituindo uma oportunidade para as futuras entidades participantes poderem estabelecer eventuais parcerias estratégicas para se candidataram à Ação Preparatória.

Este evento tem como destinatários a Indústria (PME e outras empresas), clusters da Defesa, associações industriais do setor, e centros de investigação/universidades, e afigura-se como uma oportunidade única para estes players tomarem conhecimento das oportunidades desta Ação Preparatória, assim como fomentar oportunidades de networking com vista à formação de consórcios.

Mais informações
Comissão Europeia Programa de investigação de defesa europeu
04/04/2018
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |