PT | EN


Picture12345

O grande vencedor da distinção BfK Awards entregue no âmbito do Startup Challenge, da Rock in Rio Innovation Week @LACS, é um projeto chamado SCUBIC que utiliza a Inteligência Artificial e algoritmos de otimização de última geração para alcançar maiores poupanças de energia e tentar resolver o problema que é o acesso às águas de uma forma sustentável e a preços mais reduzidos.

A equipa vencedora, resultado de cinco anos de Investigação e Desenvolvimento na Universidade de Aveiro, concluiu que se gasta muita energia a transportar a água desde os diferentes reservatórios ate às nossas casas e que essa pressão de bombeamento de água pode ser otimizada, reduzindo a energia necessária total.

Tendo por base este conhecimento, esta ferramenta de gestão de energia para redes de água assume-se não só como importante para a economia das empresas, mas também para a sustentabilidade de todo o setor das águas, fundamental para a população em geral.

Bruno Abreu, estudante de Doutoramento e porta-voz da equipa que desenvolveu o SCUBIC, explica que foi necessário “reunir o I&D junto da Universidade de Aveiro para conseguir resolver os diferentes problemas encontrados e decidir transferir esse conhecimento para um produto real e lançá-lo no mercado”.

O projeto escolhido para receber a distinção BfK Awards e os correspondentes 5 mil euros de prémio assumiu-se como a startup que mostrou maior capacidade de gerar impacto social, bem como a que mais se destacou em matéria de inovação de base científica e tecnológica colaborativa, tendo também recebido o 1º prémio do Startup Challenge.

Katiuska Cruz, coordenadora do programa Born From Knowledge (BfK), sublinha que “é de extrema importância que o conhecimento nascido na Academia seja aplicado na resolução de problemas reais. Assim, um projeto como o SCUBIC, que resulta da investigação de recursos humanos altamente qualificados para a utilização mais sustentável de um bem tão escasso como é a água, não podia deixar de receber o nosso reconhecimento”.

A entrega do prémio BfK Awards ficou a cargo da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, que sublinhou que esta “distinção tem a seu montante a aposta no conhecimento e na formação e pretendemos que contribua para valorizar o investimento em ciência e tecnologia junto da sociedade e, em particular, dos jovens”.

 

O Programa Born from Knowledge é cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

Um Projeto SIAC - Iniciativa de Transferência do Conhecimento



cofinanciamentos

BfK AWARDS Born from Knowledge
29/06/2018
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |