PT | EN


Documento destaca a ampla rede colaborativa entre instituições portuguesas e americanas

Foi recentemente divulgado o relatório Anual de Atividades do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), relativo ao ano 2018-2019, que destaca a ampla rede de colaboração estabelecida entre as universidades portuguesas, centros de investigação, empresas e a Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. O documento caracteriza em pormenor o período em questão, salientando dados relevantes para a compreensão do setor das tecnologias e inovação em Portugal.

O programa CMU Portugal, lançado em 2006, tem como missão posicionar Portugal na vanguarda da inovação de base tecnológica, através de atividades de investigação, formação pós-graduada e de uma ligação próxima ao setor industrial. Neste sentido, o objetivo deste relatório é apresentar um balanço das atividades desenvolvidas nas áreas de educação, formação, investigação e inovação, no âmbito desta parceria internacional.

Até ao momento, são 25 as empresas afiliadas ao programa e foram mobilizados mais de 900 estudantes, investigadores e docentes em Portugal e nos Estados Unidos da América. O CMU Portugal apoiou 72 projetos de investigação em colaboração e conta com mais de 150 parceiros industriais, atraindo um montante de cofinanciamento privado superior a 15 milhões de euros e estimulando a criação de 12 startups tecnológicas.

O CMU Portugal é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e apoiado pela ANI, enquanto entidade responsável pela promoção do Sistema Nacional de Inovação. Esta parceria internacional tem como foco a internacionalização e cooperação e pretende desenvolver a ciência e tecnologia com alto impacto.

Nos últimos anos, este programa tem ganho cada vez mais destaque e as empresas nacionais assumem o papel de dinamizadoras de uma rede de investigação e desenvolvimento tecnológico. Com esta iniciativa, o ecossistema de inovação sai reforçado em Portugal, conduzindo à modernização do tecido económico e social do país.

Pode consultar o relatório completo aqui

23/10/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |