PT | EN


Chiara Manfletti foi designada como Presidente da agência espacial portuguesa (Portugal Space). Trata-se da terceira mulher a presidir a uma agência espacial a nível mundial, tendo o cargo de vice-presidente sido atribuído a Luís Santos.

O momento foi formalizado durante a primeira Assembleia Geral da agência, a 22 de março, no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, com a presença dos quatro elementos fundadores: a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a ANI, a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) e a Região Autónoma dos Açores através da Associação RAEGE Açores – Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, participou na reunião, onde apresentou os moldes de funcionamento da nova agência enquanto “ESA hub” com “dupla tutela” entre Portugal e a Agência Espacial Europeia (ESA).

Licenciada em engenharia aeronáutica, mestre em “estudos espaciais” e doutorada pela Universidade alemã de Aachen, Chiara Manfletti era, desde 2016, assessora do Diretor Geral da ESA, tendo anteriormente trabalhado na agência espacial alemã, DLR.

Luis Santos, licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico (IST), era Coordenador da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço até esta nomeação.

A agência espacial portuguesa (Portugal Space) pretende promover e executar a Estratégia "Portugal Espaço 2030" e articular a gestão dos vários programas nacionais ligados ao Espaço, aumentando o investimento, a criação de emprego qualificado e a prestação de serviços ligados às ciências e tecnologias do Espaço, em estreita articulação com a ESA e com o processo de desenvolvimento do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR Centre).

A criação da Portugal Space, que estará sediada na Ilha de Santa Maria, nos Açores, foi aprovada no passado dia 7 de março, em Conselho de Ministros, e resulta da parceria entre o Governo de Portugal e o Governo Regional dos Açores.

22/03/2019
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |