PT | EN


Economia circular e sustentabilidade dos territórios através da Inovação Aberta em debate da ANI

Evento realiza-se no próximo dia 4 de março, na Porto Business School

 

A Agência Nacional de Inovação (ANI) vai organizar, no próximo dia 4 de março, a 2ª Conferência de Inovação Aberta em Portugal, este ano subordinada ao tema “Economia circular e sustentabilidade dos territórios através da Inovação Aberta”, na Porto Business School. A iniciativa tem início marcado para as 14h30 e contará com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Correia Neves, na sessão de abertura.

Para debater a importância do papel da Inovação Aberta e para apresentar casos de sucesso, a conferência contará com a participação de representantes de várias entidades e de investigadores.

Esteve Almirall, professor da ESADE Business School, de Barcelona, e coordenador do Centro para a Inovação das Cidades, apresentará a sua visão sobre “Inovação Aberta, cidades e sustentabilidade”.  Por sua vez, as investigadoras Aurora Teixeira, da Universidade do Porto, e Joana Costa, da Universidade de Aveiro, darão a conhecer os resultados de um inquérito sobre a Inovação Aberta em Portugal, que desenvolveram no sentido de analisar de que forma estas práticas têm sido adotadas pelas empresas e outras entidades.

Segue-se no programa dois painéis de discussão, o primeiro dedicado à apresentação de casos de sucesso e oportunidades através da Inovação Aberta nas áreas da mobilidade e transição energética. Os projetos AYR, do CEiiA; EDP Starter e Free Electrons, da EDP Inovação; de mobilidade sustentável nos Açores; e de logística colaborativa global, da Bizcargo, serão dados a conhecer por Catarina Selada, Jorge Veludo, Andreia Carreiro e Rui Barros, respetivamente.

Já o contributo da Inovação Aberta para a Economia Circular será o tema em discussão no segundo painel. Benedita Pereira, da Lipor, explicará como é que este tipo de movimento inovador poderá resultar no desenvolvimento de novos produtos, enquanto que a Luís Ferreira, da ANI, caberá apresentar práticas de economia circular nos Centros de Interface através da Inovação Aberta. Neste painel, serão ainda dados a conhecer os projetos G4CE, do Laboratório da Paisagem Guimarães e MC RICE, do ITeCONS.

 

Já se pode inscrever gratuitamente aqui.

 

A Conferência Inovação Aberta é promovida pela ANI no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

siac
03/02/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |