PT | EN


Guia desenvolvido pela rede P2I

Foi lançado um novo documento orientador no âmbito das Compras Públicas de Inovação (CPI). A rede Procure2Innovate Network (P2i) criou um método de orientação para os interessados em criar um centro de competência para a aquisição de inovação.

O documento "How to set up a competence centre for innovation procurement" discrimina um conjunto alargado de ações fundamentais para a criação de um centro de competências: do mais básico até aos requisitos mais avançados. Uma descrição do conceito, a identificação do que precisa de ser assegurado para iniciar a sua criação e as ações a serem tomadas para estabelecer a credibilidade e ganhar a confiança dos compradores públicos, são outros dos elementos que podem ser encontrados neste guia. O leitor é ainda aconselhado das prioridades que deve assumir quando o centro de competências começa a funcionar.

O projeto da P2i baseou-se em três workshops de partilha de ideias entre centros de competência existentes e em experiências reais.

Qual é a sua ambição e alcance? Quem é o seu público-alvo? Qual é o conjunto mínimo de serviços que gostaria de oferecer? Quais são os seus KPIs e normas de avaliação? Estas são algumas das questões respondidas no guia, apresentado no dia 12 de outubro, no evento Benchmarking of national innovation procurement investments and policy frameworks across Europe.

Esta iniciativa inseriu-se nas atividades do projeto da Comissão Europeia Procure2Innovate, que visa a criação e implementação de Centros de Competências em Compras Públicas de Inovação na Europa como forma de estimular a inovação através dos processos de CPI.

A ANI integra o P2i através de um consórcio de 19 parceiros de vários países europeus que ambiciona estimular a inovação através dos processos de compra pública.

Leia aqui o documento How to set up a competence centre for innovation procurement

cpi
03/11/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |