PT | EN


Em Portugal, os concursos do EIC são acompanhados pela ANI no âmbito da PERIN

A Ophiomics é a primeira empresa nacional a assinar contrato com o Fundo do European Innovation Council (EIC) do Horizonte Europa. Em Portugal, a ANI, no âmbito da rede PERIN, acompanha os concursos do EIC, apoiando as PME com negócio em deep tech que precisem de financiamento para aumentar a sua escala.

O investimento de 1 milhão de euros assegurado pela Ophiomics, empresa de I&D em Inteligência Artificial e Genómica, vai financiar as validações normativa e clínica do projeto HepatoPredict e a sua conclusão para ser lançado no mercado já no próximo ano. As tecnologias desenvolvidas pela Ophiomics permitirão reduzir o número de vidas perdidas com cancro de fígado, contribuindo para a sua deteção precoce, para selecionar o tratamento mais adequado para cada paciente e para reduzir o erro de compatibilidade em transplantes hepáticos.

“Este financiamento é outro passo para fazer do HepatoPredict um sucesso global, permitindo-nos potencialmente salvar milhares de vidas ao selecionar os pacientes de cancro do fígado adequados para transplante e ressecção. Vai apoiar o desenvolvimento contínuo do nosso portefólio de produtos de modo a desenvolver uma série A algures nos próximos 24 meses” diz José Leal, CEO da Ophiomics.

Com um orçamento de 10 mil milhões de euros para 2021-2027, o EIC baseia-se no denominado financiamento blended que inclui subvenções e equity e tem como objetivo apoiar inovadores de topo, empreendedores, pequenas empresas e cientistas com ideias brilhantes, disruptivas e a ambição de escalar os seus negócios a nível mundial. Para Portugal, o EIC representa uma oportunidade de retenção de negócios deep tech de origem nacional, de atrair talento e mão de obra qualificada e de aumentar a exposição das PME de base tecnológica, bem como de todo o ecossistema nacional, a sistemas internacionais mais competitivos.

O fundo do EIC  foi lançado em 2020 e investe no capital das empresas que são selecionadas no âmbito do  Accelerator, um concurso Europeu extremamente competitivo, no âmbito do qual quatro empresas portuguesas foram financiadas: Ophiomics, AddVolt, S.A., SMARTEX e Ecofoot, S.A.

“Esta é uma importante meta porque abre uma linha de financiamento para as empresas portuguesas que, dentro dos instrumentos europeus, é aquela que apoia a inovação mais disruptiva que, muitas vezes, não tem tanto financiamento por parte das capitais de risco. Trata-se ainda de importante mostra da qualidade da inovação que é feita em Portugal”, segundo João Borga, Administrador da ANI.

O EIC tem, neste momento, dois concursos abertos a decorrer: o Accelerator, com candidaturas abertas em contínuo, e o Pathfinder, cuja segunda chamada termina a 27 de outubro. Todos os interessados em concorrer podem contar com a ajuda da equipa de apoio às empresas no Horizonte Europa na ANI, no âmbito da PERIN (Portuguese in Europe Research and Innovation Network).

horizonteeuropa
11/06/2021
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |