PT | EN


Respostas até 18 de setembro (18h00)

A Comissão Europeia (CE) lançou uma consulta pública para o Plano Estratégico do Horizonte Europa, o próximo Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia, que estará em vigor entre 2021 e 2027. Os cidadãos são convidados a contribuir através do preenchimento de um questionário online até ao próximo dia 18 de setembro (18h00).

O objetivo desta auscultação é receber feedback sobre o impacto esperado nas várias ações promovidas pelo Horizonte Europa. Os resultados serão utilizados para concluir o Plano Estratégico, mas também para definir uma lógica de impacto a considerar nos futuros projetos de trabalho deste Programa-Quadro.

Esta consulta é a última promovida pela CE no âmbito da preparação do Horizonte Europa, estando o Plano Estratégico deste programa a ser desenvolvido com base num processo intensivo de participação pública. A preparação do novo Programa-Quadro de I&D da UE já contou com o apoio de mais de 9 mil cidadãos europeus.

Pretende-se que esta auscultação ajude a gerar novas ideias e debate, contribuindo para a implementação prática do Horizonte Europa na sociedade e para a definição da Investigação e Inovação como áreas prioritárias das políticas da União Europeia.

O Horizonte Europa é o nono Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia e desempenhará um importante papel na recuperação e preparação da Europa nos processos de transição digital e ecológica. Estes objetivos serão postos em prática através do apoio ao desenvolvimento de soluções inovadoras que ajudem a restaurar a liderança industrial e energética e que, ao mesmo tempo, sejam capazes de ajudar a enfrentar a pandemia do novo Coronavírus e os principais desafios climáticos.

Aceda ao questionário aqui

Saiba mais sobre o Horizonte Europa

horizonte2020
04/09/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |