PT | EN


A Comissão Europeia anunciou no dia 30 de julho os membros que foram selecionados para cada um dos Conselhos de Missão do Horizonte Europa, no seguimento do concurso que decorreu em maio e junho. Portugal conseguiu um representante em cada um dos cinco Conselhos.

Mais de 2100 pessoas, de toda a UE e também de outros países, candidataram-se a membros de um ou mais dos cinco Conselhos de Missão já identificados. O processo de seleção garantiu que estes Conselhos fossem compostos por especialistas criativos e altamente motivados com uma vasta gama de experiências, incluindo académicos, inovadores, sociedade civil, indústria, finanças e utilizadores finais, identificando-se representantes da comunidade nacional em cada um dos cinco Comités de Missão.

Os Conselhos de Missão terão agora a tarefa de identificar temas específicos até o final de 2019, no âmbito de cada uma destas cinco áreas:

  • Área 1: Adaptação às alterações climáticas, incluindo a transformação societal
  • Área 2: Cancro
  • Área 3: Oceanos, mares, águas costeiras e interiores saudáveis
  • Área 4: Cidades inteligentes e com impacto neutro no clima
  • Área 5: Saúde do solo e alimentação

Os Comités de Missão irão começar a reunir já em setembro, estando previstas discussões com os participantes dos European Research & Innovation Days (24-26 setembro).

Tendo em vista o desenvolvimento de ideias, conhecimentos e experiências adicionais para cada uma das missões, para cada Comité de Missão vão ser criados grupos de discussão envolvendo um número alargado de especialistas seniores.

Este anúncio surge no seguimento na nomeação dos presidentes dos Comités de Missão feitos no Conselho Informal de Ministros de Investigação que decorreu em Helsínquia (Finlândia) no início do mês de julho. As missões farão parte do processo de implementação do Horizonte Europa, o próximo programa-quadro de I&I da UE (2021-2027) e surgem na sequência do acordo político parcial alcançado em abril entre o Parlamento Europeu e o Conselho.

Comunicado de Imprensa da Comissão Europeia (EN) 

Membros dos Comités de Missão do Horizonte Europa

31/07/2019
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |