PT | EN


Encontros decorreram entre novembro e janeiro

Ao longo dos últimos 3 meses, a ANI promoveu os encontros Inovar na Interseção. A iniciativa, cujo objetivo é promover as dinâmicas colaborativas entre entidades pertencentes a um mesmo domínio científico e tecnológico, envolvendo nomeadamente Centros de Interface, CoLAB e Clusters, pretendeu alavancar abordagens novas e criativas à questão "Como facilitar a transferência de conhecimento entre a academia e o mercado?".

As sessões decorreram em formato digital e utilizaram a metodologia design thinking tendo em vista a otimização do processo criativo de desenvolvimento de ideias e geração de soluções. Para tal, os participantes foram organizados em equipas, por áreas temáticas, por forma a promover uma maior aproximação entre as entidades a montante e a jusante do conhecimento e, consequentemente, responder mais eficazmente às exigências do mercado empresarial nacional.

No total, foram dinamizadas 6 sessões distribuídas por 3 dias entre novembro e janeiro. Em cada uma, começou por ser apresentado o conceito de design thinking e, aplicando a metodologia através da plataforma MIRO, os participantes foram incentivados a identificar necessidades, problemas e insights relativos à questão inicial. Num segundo momento, foi pedido que os intervenientes que entrassem na fase de ideação para gerar o máximo de ideias e soluções possível, selecionando as mais relevantes de acordo com o seu potencial impacto e viabilidade. A ideia mais interessante de cada equipa serviu de base para a fase da prototipagem, um momento em que os participantes foram desafiados a mapear todos os passos de um utilizador desde a identificação do problema ao encontro da solução definida. No final, cada equipa preparou um pitch com o intuito de poder apresentar a sua ideia.

O Inovar na Interseção contou com a presença de diferentes setores e entidades, como Instituições de Ensino Superior, TTO, Centros de Interface, Laboratórios Colaborativos, Clusters e Empresas, os quais puderam cruzar experiências, know-how e boas práticas em áreas de interesse comum, com base nas seguintes áreas temáticas:

  • 13 de novembro (manhã) – Turismo/ Indústrias Culturais e Criativas/ Agroalimentar
  • 13 de novembro (tarde) – Tecnologias de Produção e Indústrias de Produto e de Processo/Tecnologias de Informação e Comunicação
  • 11 de dezembro (manhã) – Turismo/ Indústrias Culturais e Criativas
  • 11 de dezembro (tarde) – Saúde/Automóvel, Aeronáutica e Espaço / Transportes, Mobilidade e Logística
  • 15 de janeiro (manhã) - Materiais e Matérias-primas/ Floresta/Economia do Mar/ Automóvel, Aeronáutica e Espaço
  • 15 de janeiro (tarde) - Água e Ambiente/ Energia/Habitat

As necessidades e dificuldades identificadas no evento, bem como as várias soluções com grande potencial apontadas, permitirão aproximar as instituições científicas e tecnológicas ao mercado empresarial nacional, possibilitando o desenvolvimento de parcerias colaborativas promissoras neste âmbito.

Para António Bob Santos, administrador da ANI, a iniciativa “promove as interações, as lógicas colaborativas de uma mesma cadeia de valor e as dinâmicas entre as diversas entidades que compõem o Sistema Nacional de Inovação”, nomeadamente os Centros de Interface, os CoLAB, os Clusters e empresas, destacando-se como fundamental na dinamização do ecossistema de inovação português através de metodologias de inovação aberta.

Consulte a página do evento aqui.

O Inovar na Interseção é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

siac
21/01/2021
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |

Relacionado com os eventos