PT | EN


Prémio de incentivo à investigação científica

A Câmara Municipal de Oeiras, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, lançou a 24 de novembro, o Oeiras – ERC Frontier Research Incentive Awards, um prémio de incentivo à investigação científica. Com o objetivo de captar e reter talento, o concelho de Oeiras pretende apoiar projetos que, apesar da sua excelência científica, não puderam ser financiados pelo European Research Council (ERC).

A iniciativa, pioneira em Portugal, destina-se a financiar projetos de cientistas de instituições localizadas em Oeiras que tenham apresentado candidatura às bolsas individuais do ERC e que, embora selecionados para a 2ª fase de avaliação do ERC, não conseguiram garantir o seu financiamento devido a restrições orçamentais do concurso. 

O prémio deverá ser utilizado para desenvolver dados preliminares e outras atividades de investigação que aperfeiçoem a candidatura, a fim de submetê-la novamente ao ERC no prazo de 3 anos. Direcionado a investigadores de todas as áreas, o incentivo terá um valor de até 240 mil euros por projeto de dois anos, correspondendo a um máximo de 120 mil euros por ano.

As candidaturas ao Oeiras - ERC Frontier Research Incentive Awards deverão ocorrer, no prazo de 10 dias úteis, após publicação dos resultados do último concurso de bolsa individual do ERC num ano civil. Para tal, as instituições de acolhimento de Oeiras terão de contactar a Comissão de Acompanhamento, constituída para o efeito, e entregar uma lista de investigadores elegíveis para o prémio, nomeadamente os que tenham submetido propostas que alcançaram a fase 2 (com pontuação A ou B), mas não foram financiadas.

Desde 2007, mais de 9.000 projetos inovadores conduzidos por investigadores líderes ou com potencial de liderança científica foram financiados pelo ERC, de entre mais de 65.000 candidaturas às bolsas individuais mais prestigiadas na Europa e a nível global. A taxa de sucesso média é de 13%, pelo que nem todos os projetos conseguem obter financiamento.

Consulte mais informações sobre o Oeiras - ERC Frontier Research Incentive Awards

Saiba mais informações sobre como se candidatar ao ERC: podem ser obtidas aqui

Para obter apoio para se candidatar ao ERC contacte os Pontos de Contacto Nacionais da PERIN (Portugal in Europe Research and Innovation Network)

perin
07/12/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |