PT | EN


Mais partilha, mais consciencialização, mais capacitação, mais instrumentos e ferramentas capazes de promover as Compras Públicas de Inovação.

Estes são apenas alguns dos desejos partilhados pelos vários participantes do seminário promovido pela ANI e pelo IMPIC, em parceria com os projetos europeus Procure2Innovate e iBuy, que decorreu no passado dia 16 de outubro no Laboratório Nacional de Engenharia Civil: “Capacity building a driver for IPP transnational cooperation”. Um evento que reuniu cerca de 70 pessoas oriundas de 14 estados membros da U.E.

Os vários participantes foram desafiados a partilhar os seus objetivos para as Compras Públicas de Inovação para o ano de 2020. O resultado desta atividade resume as principais necessidades e os principais desafios sentidos pelos envolvidos em projetos e em processos de contratação pública de inovação.

Com base nas partilhas dos vários participantes, 2020 será um ano de muitos propósitos: maior aprofundamento e esclarecimento sobre o conceito de Compra Pública de Inovação; a definição mais detalhada dos objetivos e dos procedimentos necessários; o desenho de novos caminhos que viabilizem soluções e instrumentos de apoio.

Outro dos contributos que mais se destacou por ter sido referenciado várias vezes, prende-se com a procura de mais formação e especialização e com o estabelecimento de novos centros de competências que possibilitem uma maior troca de ideias, de experiências e de boas práticas.

Uma maior valorização dos dinheiros públicos, mais estabilidade nos financiamentos e uma crescente promoção do interesse das entidades públicas pela temática são outros objetivos partilhados.

Apesar de distintas, todas as metas propostas apresentam um denominador comum: todas admitem que as compras públicas de inovação são um veículo essencial para a construção de uma sociedade mais sustentável e mais desenvolvida, e é por esse mesmo motivo, que todas as metas sugeridas almejam um aprofundamento da temática capaz de a concretizar e de a efetivar na sociedade.

As Compras Públicas de Inovação continuarão a ser uma prioridade para a ANI e para o IMPIC em 2020, enquanto entidades que têm como missão o desenvolvimento de ações que visam estimular a inovação em Portugal através de processos de compra pública.

cpi
11/12/2019
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |