PT | EN


"Papel da Inovação na Eficiência na Indústria” - Programa Interface
29 de maio, Laboratório Nacional de Energia e Geologia – LNEG, Alfragide

pI

Realizou-se no dia 29 de maio o evento “Papel da Inovação na Eficiência na Indústria”, no âmbito do Programa Interface. O evento decorreu no LNEG, em Alfragide, e teve como objetivo promover a discussão sobre as oportunidades de inovação e dos principais constrangimentos para uma maior eficiência energética na indústria. Os trabalhos foram organizados em três grupos temáticos e quatro grupos setoriais, que funcionaram em sessões paralelas.

Nas sessões temáticas foram abordados os temas: “Eficiência Energética em Portugal”, moderado pela DGEG (Fernando Martins); “A I&D como fator decisivo face às metas europeias na Eficiência Energética”, moderado pelo LNEG (Helder Rodrigues); “Política de Inovação e Eficiência Energética na Indústria: o papel dos Centros Interface”, moderado pela ANI (Nuno Lúcio).

Nas sessões setoriais foram identificadas oportunidades de inovação para uma maior eficiência energética nos setores dos “Têxteis, calçado e curtumes” (dinamizado por Maria José Carvalho, cluster Têxtil), “Metalúrgica” (David Rodrigues, AIMMAP), Agroalimentar (João Santos Silva, CCTI) e Materiais (Nuno Rocha, INEGI).

As conclusões foram apresentadas numa mesa redonda na sessão da tarde., Joaquim Menezes, Presidente da Associação Europeia para as Fábricas do Futuro (EFFRA), efetuou a intervenção de fundo na sessão da tarde.

Durante o evento, o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, anunciou uma nova linha de crédito para a Eficiência Energética na Indústria, no valor de  100 milhões de euros e que visa estimular a competitividade das empresas através da redução dos custos associados ao consumo energético.
08/06/2018
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |