PT | EN


A iniciativa decorreu no dia 9 de julho

O Horizonte Europa, próximo Programa-Quadro de Investigação e Inovação da UE, arranca em 2021 sendo expectável a criação da missão “Cuidar dos solos é cuidar da vida”. Esta missão tem como objetivo restaurar e proteger os solos e as suas funções, com vista à duplicação da percentagem de solos saudáveis até 2030. Com vista à sua implementação, a missão foi discutida no passado dia 9 de julho, num evento de citizen engagement organizado pela Comissão Europeia (CE). Estas iniciativas pretendem envolver os cidadãos Europeus no desenvolvimento das prioridades de investigação e inovação do Horizonte Europa, promovendo a ciência cidadã.

Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal,  e Eduardo Maldonado, Presidente da Agência Nacional de Inovação, deram as boas vindas ao grupo de 50 cidadãos portugueses reunidos num evento online onde debateram com o membro do Conselho de Missão ,e peritos nacionais, as melhores estratégias de execução para esta área específica. Esta iniciativa faz parte de um dos 10 pilotos lançadas pela Comissão Europeia em diferentes países e contribuiu para a auscultação dos cidadãos Portugueses no processo de desenvolvimento da missão “Cuidar dos solos é cuidar da vida”.

Os objetivos desta missão, assim como o documento orientador produzido pelos membros do Conselho de Missão estarão em discussão até setembro, de forma a assegurar que o processo de construção envolve os cidadãos europeus. As recomendações finais deverão ser apresentadas à CE durante os European Research & Innovation Days, que decorrem de 22 a 24 de setembro de 2020.

O Horizonte Europa procurará dar resposta a cinco desafios societais que o mundo enfrenta: solos e alimentação; cancro; adaptação às alterações climáticas, oceanos, mares, águas costeiras e interiores saudáveis e cidades inteligentes com impacto neutro no clima.

Mais informações sobre a missão “Cuidar dos solos é cuidar da vida” aqui

horizonte2020
06/07/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |

Relacionado com as notícias


Comissão Europeia divulga potenciais missões do Horizonte Europa
29/06/2020
Os objetivos de cada missão já estão disponíveis para consulta