PT | EN


Melhor posição de sempre no ranking de inovação

Portugal é agora um país “fortemente inovador”, de acordo com a edição de 2020 do European Innovation Scoreboard (EIS 2020)[1] divulgada a 23 de junho. Em 2019, Portugal era já líder do grupo dos países “moderadamente inovadores”, tendo este ano subido de posição e integrando agora o grupo de países onde está a Alemanha ou a França. Portugal é agora o 12º país mais inovador na União Europeia, tendo subido 6 lugares face à posição que ocupava no EIS 2016 (18º lugar). Esta é a melhor posição de Portugal de sempre neste ranking, sendo de registar forte convergência que se regista com a média da UE desde 2016.

 

Evolução de Portugal no ranking europeu de inovação (EIS 2006-2020)
Fonte: ANI, a partir de European Innovation Scoreboard/Innovation Union Scoreboard (relatórios entre 2006-2020), Comissão Europeia

De acordo com o relatório do EIS2020, os pontos fortes do sistema de inovação em Portugal situam-se ao nível do ambiente para a inovação, da atratividade do sistema de investigação e na inovação empresarial, dimensões onde Portugal está acima da média da UE. De facto, Portugal encontra-se acima da média da UE em indicadores como: as publicações científicas em coautoria com autores fora do espaço comunitário; a penetração da Banda Larga nas empresas; o número de estudantes internacionais de doutoramento; o registo de marcas comunitárias; as despesas com inovação não-tecnológica; a percentagem de empresas com formação em TIC; a percentagem de PME com inovação de produtos/processos, marketing/organizacional; a percentagem de PME inovadoras que colaboram com outras PME; o emprego em empresas de elevado crescimento de setores inovadores.

Se considerarmos a evolução de Portugal no último ano, constatamos que Portugal manteve ou melhorou a sua posição relativa na UE em todas as dimensões de inovação, exceto no que respeita ao financiamento privado à inovação.

Posição relativa de Portugal nas várias dimensões da inovação
Fonte: ANI, a partir de European Innovation Scoreboard/Innovation Union Scoreboard 2020 e 2019, Comissão Europeia

Como principais debilidades, Portugal encontra-se abaixo da média europeia em indicadores como a disponibilidade de capital de risco privado, o investimento em I&D pelas empresas, o registo de patentes ou as exportações de serviços intensivos em conhecimento.

O EIS 2020 menciona, também, outras dimensões importantes para o processo de inovação, sendo de realçar que Portugal apresenta valores acima da média da UE em indicadores como o nascimento de novas empresas e nas atividades de empreendedorismo, estando em linha com a média europeia na procura pública de produtos tecnologicamente avançado e na facilidade de criação de empresas.

As debilidades do sistema de inovação identificadas no EIS 2020 têm merecido a atenção por parte das políticas públicas em Portugal, nomeadamente as iniciativas inscritas no Programa Nacional de Reformas, bem como na Estratégia para a Inovação Tecnológica e Empresarial 2018-2030 e na “Lei da Ciência”, que procuram estimular uma melhor articulação entre as empresas e as entidades do sistema científico e tecnológico e a alteração da estrutura produtiva nacional para atividades de maior valor acrescentado.

Como exemplo, podemos destacar o Programa INTERFACE, que visa capacitar os Centros de Interface (CIT), as dinâmicas de clusters, a criação de Laboratórios Colaborativos (CoLAB) ou o estímulo à colaboração entre as pequenas e médias empresas portuguesas com as multinacionais presentes em Portugal, através da criação de “clubes de fornecedores”. A operacionalização das prioridades do Programa INTERFACE tem sido apoiadas pelos instrumentos de política pública consagrados no Portugal 2020, nomeadamente através das medidas orientadas para o investimento em I&DT de natureza empresarial, mas também através dos incentivos fiscais à I&D (SIFIDE).

Estes bons resultados de Portugal ao longo do tempo refletem o aumento da capacidade de inovação das empresas, das entidades de I&D e da generalidade dos atores do Sistema Nacional de Inovação, incluindo as entidades públicas de apoio e promoção à I&D e à inovação.

A Agência Nacional de Inovação (ANI) tem como missão promover a inovação e a I&D empresarial, estando ativamente envolvida na promoção e execução de iniciativas públicas que contribuam para acelerar os mecanismos de transferência de tecnologia e de valorização do conhecimento no mercado, bem como para uma maior capacitação das empresas para a absorção e incorporação no seu processo de inovação de tecnologias e conhecimento externo.

 

23/06/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |