PT | EN


AgroGrIn Tech recebeu distinção da Agência Nacional de Inovação no Summit dos Prémios Empreendedor XXI, realizado no dia 6 de maio

É cada vez mais insustentável: todos os anos, são despejados no lixo mais de mil milhões de toneladas de alimentos em todo o mundo. Responsável por uma parte substancial deste desperdício está a indústria alimentar. Além do desaproveitamento, as empresas deste setor despendem milhões de euros no seu tratamento e depósito. Práticas que são insustentáveis para o ambiente e para a própria economia. A AgroGrIn Tech é uma empresa que desenvolveu uma tecnologia patenteada que contribui para alterar este processo linear em circular, permitindo a redução de 14% das emissões de CO2 que o setor agroalimentar emite para a atmosfera e, ao mesmo tempo, a criação de novos alimentos com valor comercial.  

A empresa, criada no âmbito de um projeto da equipa de investigadores da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, formada por Débora Campos, Ana Vilas Boas e Ricardo Gómez-García, foi, no dia 6 de maio, distinguida com o prémio Born from Knowledge (BfK) Awards, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito dos Prémios Empreendedor XXI em Portugal.

Ao receber a distinção BfK Awards, a AgroGrIn Tech recebe a segunda distinção da ANI no espaço de dois anos e meio, já que, em 2019, foi um dos quatro projetos vencedores da segunda edição do concurso BfK Ideas. Uma das vantagens de vencer o concurso de ideias, foi a entrada direta para o programa de aceleração em ciência e tecnologia BfK Rise, também da responsabilidade da ANI. O programa contribuiu para capacitar os promotores deste e outros projetos, de forma a poderem acelerar o processo de transferência de conhecimento em produtos ou serviços para o mercado.

A AgroGrIn Tech é uma empresa de transferência de tecnologia que implementa soluções inovadoras e sustentáveis com as empresas da cadeia de valor de alimentos na monetização dos seus resíduos de forma sustentável e com retenção de valor económico.

A sua solução, assente numa tecnologia verde e sustentável patenteada e num processo industrial, permite separar moléculas específicas presentes em 100% dos resíduos produzidos por uma empresa agroalimentar e a sua transformação em extratos concentrados de enzimas e/ ou vitaminas, sumos secos (desidratados) e farinhas de fruta e vegetais. A AgroGrIn Tech consegue, deste modo, eliminar a deposição destes subprodutos em aterros, diminuindo em 14% a produção de CO2, diluindo a pegada carbónica associada. Por outro lado, a produção de tais ingredientes, permite a total exploração do valor biológico e económico associado a todas as matérias-primas, ajudando a controlar a sobre-exploração da terra para produção de alimentos.

Assim, além de permitir às empresas agroalimentares a monetização das suas linhas de resíduos, cumprindo as novas diretivas da União Europeia para a transição para uma economia circular, com uma cadeia de valor de alimentos mais sustentável, a solução desenvolvida pela AgroGrIn Tech possibilita a criação de novas fontes de receita num processo em que se gastava milhões de euros.

Até ao momento, a empresa já salvou 5.400 quilos de fruta e 600 quilos de vegetais e leguminosas, os quais foram processados para criar 600 quilos de novos produtos alimentares, aplicáveis em diferentes indústrias das áreas alimentar, nutracêutica, cosmética e farmacêutica. Com estas metas alcançadas, a AgroGrIn Tech contribuiu para evitar a emissão de 360 quilos de CO2.

Os Prémios Empreendedor XXI em Portugal são promovidos pelo BPI e pela DayOne, divisão do CaixaBank especializada para empresas de tecnologia, inovação e respetivos investidores, e contam com o Alto Patrocínio do Ministério da Economia.

Em 2020, a start-up Delox foi a vencedora da distinção Born from Knowledge, no âmbito dos Prémios Empreendedor XXI. A empresa apresenta uma solução que visa tornar a bio-descontaminação eficaz, rápida e acessível num mundo cada vez mais exposto a infeções, resistência antimicrobiana ou pandemias como a que hoje vivemos.

Desde 2017, a ANI já premiou 38 projetos e start-ups, nascidos da investigação académica, em concursos e prémios de inovação nacionais. O Born from Knowledge é um programa, promovido pela ANI, que visa promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, distinguindo e premiando boas práticas e casos de sucesso.

bfk
07/05/2021
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |