PT | EN


Relatórios de conclusões já disponíveis

 

A ANI está a promover o “Ciclo de Eventos - Dinâmicas para a Inovação”, um conjunto de iniciativas sobre Valorização do Conhecimento, subordinadas a áreas e setores estratégicos no âmbito da Estratégia Nacional para a Especialização Inteligente.

Naquela que foi a oitava iniciativa destinada à promoção de metodologias de Inovação Aberta, São João da Madeira foi a região portuguesa a receber, na Oliva Creative Factory, a temática das Indústrias Culturais e Criativas.

A sessão iniciou com uma apresentação Alexandre Almeida, que destacou dados de projetos apoiados no âmbito do Portugal 2020 para a área temática em discussão.

 

A aposta nacional nas indústrias culturais

Arquitetura e design, conteúdos culturais e criativos, moda e TIC aplicadas às indústrias criativas foram os temas que marcaram mesa redonda que se seguiu.

Emanuel Barbosa, da Escola Superior de Artes e Design, realçou a capacidade produtiva de elevada qualidade do país como sendo uma das grandes vantagens competitivas que Portugal apresenta no setor.

Na sua intervenção, João Ribeiro da Silva - em representação da Direção Regional de Cultura do Norte – centrou o seu argumento no papel que este tipo de indústrias deve ter na afirmação de Portugal, do seu património e dos seus costumes. Por outro lado, apontou também a capacidade de diferenciação da indústria nacional.

A indústria da moda foi o grande destaque da intervenção de António Bráz Costa, do CITEVE. Este destacou o facto de muitas marcas internacionais virem buscar design a Portugal, uma vez que o país tem a capacidade de misturar design de moda com desenho de produto, algo que na sua opinião não acontece em outros países. Como fatores negativos, apontou a falta de capacidade das empresas apostarem na distribuição por não possuírem recursos.

A dar voz à Sound Particles esteve Nuno Fonseca, que falou nas barreiras que se sentem na área das indústrias criativas, umas provocadas por fatores externos, como a dificuldade que muitas vezes existe em transformar uma ideia numa proposta com valor de mercado, mas, também, questões de cultura, que se prendem com a falta de confiança nas relações de trabalho com grandes marcas.

 

A cultura com um toque tecnológico

A sessão da tarde foi dedicada à realização de um Focus Group Meeting sobre as Indústrias Culturais e Criativas. Os promotores, provenientes de empresas, e CIT, apresentaram ideias de projetos de I&D em fase pré-comercial e com potencial de valorização no mercado, com o objetivo de responderem aos de responderem aos desafios e obstáculos identificados nos workshops.

Na área da moda, foi apresentada a oferta tecnológica do CITEVE e um projeto de transformação da pele em couro através da aplicação de produtos biológicos, havendo ainda lugar a uma demonstração de calçado processado através de métodos disruptivos de produção, que cruzou este domínio com o das Indústrias Criativas.

No setor das TIC aplicadas às Indústrias Criativas, houve espaço para a apresentação de um software áudio 3D que usa conceitos de computação gráfica aplicados ao som.

O desenvolvimento de novos produtos com base nas indústrias automóvel e de calçado para termomoldagem de superfícies rígidas e uma tecnologia que mistura a produção artesanal com a produção industrial no setor do mobiliário e de acessórios foram as propostas tecnológicas no âmbito da arquitetura e design.

Para fechar com a oferta tecnológica das ofertas culturais e criativas, foi apresentada uma proposta de uma nova abordagem do conceito de aftermovie, onde são utilizadas técnicas como timelapse, hyperlapse e outras técnicas de edição.

A iniciativa encerrou com a participação especial do Conservatório de Dança do Norte, com uma atuação de dança contemporânea.

 

Relatórios dos eventos já disponíveis

Consulte aqui os relatórios com as conclusões dos dois eventos:

Conclusões Workshop

Conclusões Focus Group Meeting

 

Próximo evento com data marcada

A próxima viagem do Ciclo de Eventos já tem destino. Transportes, mobilidade e logística vão ser o tema em destaque no próximo evento, que decorrerá no dia 10 de março na Zona Industrial e Logística de Sines.

 

O Ciclo de eventos – Dinâmicas para a Inovação é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

siac cicloeventos
28/02/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |