PT | EN


Relatórios de conclusões já disponíveis

 

A ANI está a promover o “Ciclo de Eventos - Dinâmicas para a Inovação”, um conjunto de iniciativas sobre Valorização do Conhecimento, subordinado a áreas estratégicas para a economia nacional.

O terceiro conjunto de sessões, que decorreu no dia 20 de novembro no BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, em Oliveira do Hospital, contou com a realização de Workshops e Focus Group Meetings centrados na área temática da Água e Ambiente.

Os trabalhos arrancaram com a intervenção de Alexandre Almeida (ANI), que salientou alguns dados alusivos aos projetos aprovados no âmbito do Portugal 2020 para a área da Água e Ambiente, que representa 4,11% do nº total de projetos aprovados no PT2020 com enquadramento na ENEI, totalizando 504,4 milhões de euros de investimento total e 128,6 milhões de incentivo. 

 

A necessidade de uma melhor gestão dos recursos hídricos e resíduos

A sessão da manhã iniciou com uma mesa redonda em que se discutiram temáticas como a gestão dos recursos hídricos, o uso eficiente dos solos e a valorização de resíduos.

A dificuldade de financiamento para a modernização das infraestruturas hídricas foi um dos tópicos abordados por Inês Oliveira, da Biosmart. Na perspetiva desta oradora, Portugal possui lacunas estruturais a este nível e que dificultam a implementação de soluções inovadoras nascidas do conhecimento científico.

A intervenção de Benedita Chaves, da LIPOR, centrou-se na importância da valorização dos resíduos e da sua relevância económica, as quais pressupõem uma análise do ciclo de vida completo dos materiais por forma a facilitar o desenvolvimento de processos de uma economia circular.

Já Ana Cerdeira, da Secretaria de Estado da Valorização do Interior, destacou os desafios políticos para um território mais ordenado e onde os solos sejam geridos de forma eficaz. Um dos obstáculos que Portugal enfrenta neste momento, segundo esta oradora, prende-se com a fragmentação das políticas públicas, impondo-se uma visão mais concertada para tornar o território num ativo estratégico.

Terminada a mesa redonda, os participantes reuniram-se em grupos de trabalho, onde identificaram os principais desafios e obstáculos associados à área temática da Água e Ambiente. De entre os principais desafios, destaque para o combate à desertificação, soluções para o aproveitamento das águas pluviais, o escoamento de produtos e a promoção da monitorização da pegada ambiental de alguns produtos.

 

As soluções inovadoras para a Água e Ambiente

A sessão da tarde ficou marcada pela realização de um Focus Group Meeting, com a apresentação de ideias de projeto e de tecnologias com potencial de mercado, diretamente relacionadas com área temática da Água e Ambiente.

O desenvolvimento de um composto que permite dar novas transformações à ardósia, o tratamento de resíduos provenientes de efluentes industriais através de microalgas e o desenvolvimento de uma solução que permite isolar os edifícios de material radioativo natural foram algumas das soluções apresentadas, que esperam agora novos desenvolvimentos antes chegar ao mercado.

 

Relatórios dos eventos já disponíveis

Consulte aqui os relatórios com as conclusões dos dois eventos:

Conclusões Workshop

Conclusões Focus Group Meeting

 

Próximo evento com data marcada

Para encerrar o ano de 2019, o Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação viaja até Braga, no dia 4 de dezembro. A iniciativa terá lugar no INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.

 

O Ciclo de eventos – Dinâmicas para a Inovação é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

22/11/2019
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |