PT | EN


Relatórios de conclusões já disponíveis

 

A ANI está a promover o “Ciclo de Eventos - Dinâmicas para a Inovação”, um conjunto de iniciativas sobre Valorização do Conhecimento, subordinadas a áreas e setores estratégicos no âmbito da Estratégia Nacional para a Especialização Inteligente. O ITeCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade foi o palco da primeira sessão de 2020, que decorreu no dia 9 de janeiro e que teve a Energia em destaque.

A quinta sessão, que incluiu a realização de Workshop e Focus Group Meeting, arrancou com a intervenção de Alexandre Almeida (ANI) que expôs dados relativos à aprovação de projetos da área temática da Energia no âmbito do Portugal 2020 e destacou a melhoria do desempenho do país nos indicadores de inovação.

 

Fontes de energia mais limpas e uso mais eficiente

As dinâmicas de grupo foram antecedidas por uma mesa redonda, que abordou temas como a eficiência energética, o transporte e armazenamento, as novas fontes de energia e as cidades e redes energéticas inteligentes.

Cipriano Lomba, da EFACEC, destacou a necessidade de Portugal ter políticas públicas de apoio mais eficientes e que consigam ajudar as empresas no esforço de inovação. A falta de processos de trabalho capazes e que levam a projetos com propostas de valor reduzidas foi um dos destaques da intervenção.

A eficiência energética e a utilização final da energia foi o ponto central da intervenção de António Martins. O aumento da eficiência do uso da energia nos serviços e na indústria é, na opinião do professor e investigador da Universidade de Coimbra, uma obrigação, uma vez que “só aproximadamente 5% da energia consumida no mundo é totalmente limpa”, afirmando ainda que a reabilitação dos edifícios é uma área em que Portugal pode ser forte.

Já Adélio Mendes, da Universidade do Porto, reforçou o impacto que o financiamento público pode ter em projetos de investigação ligados à energia. O professor e investigador na área da engenharia química reforçou as potencialidades que Portugal pode ter neste setor, nomeadamente no uso doméstico da energia.

As novas fontes de energia foram o eixo da intervenção de Almerindo Ferreira, docente da Universidade de Coimbra. O investigador assumiu a importância crescente que as energias “limpas” têm no território nacional, perfazendo já 20% do consumo total, mas é da opinião de que deve procurar diversificar-se as fontes de energia.

Seguiu-se o momento de os participantes reunirem-se em grupos de trabalho divididos por domínios, com o objetivo de identificarem os principais desafios e obstáculos que a área temática da Energia atravessa no presente e atravessará no futuro.

 

Tecnologias que podem mudar o panorama energético

A sessão da tarde foi dedicada à apresentação de ideias de projetos de I&D em fase pré-comercial e com potencial de valorização no mercado, com um Focus Group Meeting dedicado à Energia. Os projetos e tecnologias, provenientes de empresas, spin-offs académicas e CIT, tencionam responder a desafios e obstáculos identificados nos workshops.

As alterações climáticas deram o mote para a apresentação de potenciais ideias de negócio. Na resposta a este desafio, surgiram tecnologias como a conversão termoquímica de resíduos, o desenvolvimento de pilhas de combustível com multiplicações, um processo inovador de decomposição do metano e uma instalação elétrica para uso simultâneo de vários utilizadores de carros movidos a eletricidade.

 

Relatórios dos eventos já disponíveis

Consulte aqui os relatórios com as conclusões dos dois eventos:

Conclusões Workshop

Conclusões Focus Group Meeting

 

Próximo evento com data marcada

A próxima paragem do Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação é no Porto. A segunda iniciativa de 2020 irá decorrer no dia 21 de janeiro, no INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial. As Tecnologias de Produção e Indústrias de Produto serão a área temática em análise.

 

O Ciclo de eventos – Dinâmicas para a Inovação é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

siac cicloeventos
13/01/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |