PT | EN


Relatórios de conclusões já disponíveis

 

A ANI está a promover o “Ciclo de Eventos - Dinâmicas para a Inovação”, um conjunto de iniciativas sobre Valorização do Conhecimento, subordinadas a áreas e setores estratégicos no âmbito da Estratégia Nacional para a Especialização Inteligente (ENEI).

A nona iniciativa destinada à dinamização da Rede Nacional de Infraestruturas Tecnológicas e à promoção de metodologias de Inovação Aberta teve como foco a temática dos transportes, mobilidade e logística, no cenário da Zona Industrial e Logística de Sines.

Os trabalhos iniciaram com uma apresentação de Alexandre Almeida, que destacou dados de projetos apoiados no âmbito do Portugal 2020 para a área temática em discussão.

 

A importância das trocas comerciais na economia nacional

A mesa redonda que se seguiu teve na gestão de infraestruturas portuárias, na mobilidade e espaço urbano e nos novos meios de transporte sustentáveis e seguros os temas em destaque.

Em representação da Administração dos Portos de Sines e Algarve, José Luís Cacho focou a sua intervenção no peso que as trocas comerciais têm tido nas economias nacionais. Apesar do fraco crescimento da economia, a mobilidade tem tido um papel impulsionador.

Em representação da TIS, Daniela Carvalho referiu a importância da mobilidade inteligente e dos desafios que se colocam na área da mobilidade urbana.

Miguel Rodrigues, da Siemens, abordou a importância da integração do IT nas operações das grandes infraestruturas, como o caso do Porto de Sines. A rede 5G foi um dos exemplos abordados, nomeadamente ao nível de uma mobilidade mais sustentável.

Os participantes reuniram-se para participarem em dinâmicas de grupo destinadas a identificar os desafios dos domínios em discussão. A apresentação dos resultados dos exercícios fechou a sessão da manhã.

 

Sistemas que facilitam as operações logísticas

O Focus Group Meeeting sobre transportes, mobilidade e logística caracterizou a sessão da tarde. Nestas apresentações foram dadas a conhecer ideias de projetos de I&D em fase pré-comercial e com potencial de valorização no mercado, que tencionam responder aos desafios identificados na sessão da manhã.

No domínio dos transportes inteligentes e mobilidade e espaço urbano, o projeto Nextnet mostrou estudos de investigação estratégica dos próximos horizontes para as cadeias de abastecimento europeias.

A área da gestão de infraestruturas portuárias teve o pitch do projeto BIZHUBS, um software que simplifica os processos de interoperabilidade entre os sistemas das empresas.

Já a BIZCARGO e a Janela Única Logística (JUL) apresentaram soluções na temática dos transportes e logística inteligentes. O primeiro projeto pretende ligar a indústria e o comércio através de serviços de transporte e logística de modo colaborativo e digital. A segunda ideia pretende transformar a cadeia logística nacional através da interligação de diferentes meios de transporte, numa lógica intermodal, com partilha de informação em tempo real por parte dos atores das redes logísticas.

 

Relatórios dos eventos

Consulte aqui os relatórios com as conclusões dos dois eventos:

Conclusões Workshop

Conclusões Focus Group Meeting

 

 

O Ciclo de eventos – Dinâmicas para a Inovação é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

siac cicloeventos
12/03/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |