PT | EN


Roteiro da Inovação
roteiro banner


Lançamento a 15 e 16 de fevereiro

O reforço de uma estratégia de inovação para Portugal exige dar especial atenção às pessoas, ao conhecimento e à sua transferência, contribuindo para a competitividade baseada em conhecimento e inovação, central para a criação de valor e aceleração do desenvolvimento de novos produtos e serviços.

O Roteiro da Inovação tem por objetivo reforçar a confiança nos agentes públicos e privados e divulgar casos relevantes de inovação e com potencial de demonstração.

Focando alguns exemplos de investigação colaborativa, aberta e orientada para responder a grandes desafios nacionais e globais, como a transformação digital, a inteligência artificial ou os cuidados de saúde, o Roteiro integra ainda um conjunto de casos ilustrativos da Investigação e Inovação em setores de atividade e regiões em que a aposta no conhecimento e na inovação tem permitido apoiar o desenvolvimento de redes de inovação e novas atividades, novos equipamentos, métodos e tecnologias em diferentes setores - agrícola e alimentar (frutas, legumes, vinha, entre outros), a floresta, o Mar, o têxtil,  ou ainda na administração pública e na sociedade em geral.

A mobilização de diferentes agentes em dinâmicas de Investigação e Inovação será crucial para o surgimento de agendas colaborativas, o reforço do investimento em I&D e mais emprego qualificado numa nova fase de desenvolvimento de Portugal.

Go Portugal

A sessão de lançamento do Roteiro Inovação contará no programa com um momento para as assinaturas dos protocolos das parcerias internacionais, em que se renovarão as colaborações existentes e se irão estabelecer novas. Uma década após a criação das parcerias internacionais entre Portugal e a Carnegie Mellon University, o MIT, a University of Texas at Austin e a Fraunhofer Gesellschaft, é hoje evidente que a aposta na qualificação de recursos humanos ao melhor nível internacional resultou no desenvolvimento de novas plataformas de investigação e crescimento económico, juntamente com programas de formação avançada, multidisciplinares que, incorporando componentes de inovação e empreendedorismo, tornaram estas parcerias num modelo de colaboração internacional.

Para o período 2018-2030 a iniciativa GoPortugal – Global Science and Technology Partnerships Portugal tem como objectivo estimular o desenvolvimento científico e empresarial, promover a afirmação de Portugal no mundo através da valorização científica e económica de uma agenda inovadora sobre “Interacções Atlânticas”, atrair financiamento e mobilizando diversos atores, nacionais e internacionais, com uma abordagem inovadora em diversas áreas do conhecimento. Esta nova fase proporcionará a criação de emprego qualificado, atraindo para Portugal recursos humanos de reconhecido mérito internacional.

Sessões e agentes públicos e privados do Roteiro

O Roteiro estrutura-se em torno de várias sessões, iniciando-se no dia 15 de Fevereiro de 2018, e incluindo visitas, eventos e reuniões com diversos tipos de agentes públicos e privados fundamentais, devendo os mesmos estar associados ao desenho global do conjunto das sessões:

  1. Empresas com atividade relevante de I&D;

  2. Novas Empresas de base tecnológica, designadamente em centros de incubação;

  3. Centros Interface e novos Laboratórios Colaborativos (CoLABs);

  4. Centros de I&D, designadamente em Universidades e Politécnicos;

  5. Instituições da administração pública;

  6. Centros de difusão da cultura científica, designadamente Centros Ciência Viva.


Consulte a Agenda e os locais do Roteiro: 15 fevereiro | 16 fevereiro

Logo Pequeno Rep Portuguesa XXI Gov
Roteiro da Inovação
14/02/2018
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |