PT | EN


Sessão foi transmitida em direto na Facebook da ANI

O passado dia 17 de setembro marcou o arranque das Innovation Talks após um período de férias e abordou a avaliação do impacto do SIFIDE sobre a I&D empresarial. Esta sessão moderada por Paulo Madeira, coordenador dos Incentivos Fiscais da ANI, contou com a presença de Rita Bessone Basto, subdiretora do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) do Ministério da Economia e de Márcio Spínola, chief product officer da Vison-Box.

Depois de um pequeno enquadramento sobre o funcionamento do Sistema de Incentivos Fiscais à I&D empresarial, foram apresentadas as conclusões de um estudo do impacto do SIFIDE nas empresas portuguesas, desenvolvido pelo GEE em articulação com a ANI. Esta Innovation Talk debruçou-se ainda sobre a experiência e perspetiva da Vision-Box, enquanto benificiária deste incentivo.

Para Rita Basto, responsável pelo estudo apresentado, “a capacidade de inovar quer na conceção de novos produtos e serviços, quer no desenvolvimento de tecnologias mais eficientes, é vista como um fator cada vez mais importante para a competitividade e para o crescimento económico”. Segundo a subdiretora do GEE, mecanismos fiscais como o SIFIDE são, por isso, um importante motor para que as empresas possam investir ainda mais nas atividades de I&D. Contudo, Rita Basto reforça a avaliação deste tipo de políticas como um fator chave para o seu sucesso, destacando o importante papel deste estudo na perceção do impacto real do SIFIDE.

Na visão de Márcio Spínola, o SIFIDE tem um importante peso para as organizações que, como a Vision-Box, assentam nas atividades de I&D e na produção de soluções inovadoras o seu principal core-business. “O retorno que o SIFIDE nos dá sobre as dezenas de milhões de euros que investimos em I&D é muito importante, não só porque compensa esse investimento, mas também porque, de forma prática, se reflete na nossa capacidade de contratar pessoas que possam vir valorizar a empresa”, destaca o chief product officer da Vison-Box.

A próxima Innovation Talk está agendada para o próximo dia 24 de setembro, numa sessão dedicada à gestão e motivação de equipas de alta performance e dinamizada em parceria com o Laboratório Colaborativo C5Lab. Estas conversas decorrem em direto no Facebook e ficam também disponíveis no site e canal de Youtube da ANI, para que possam ser vistas ou revistas. 

Mais informações sobre as Innovation Talks aqui

innovationtalks
21/09/2020
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |

Relacionado com as notícias