PT | EN


“Baguitas” foi reconhecido pela ANI e pela PortugalFoods

O produto “Baguitas”, um novo snack saudável, rico em fibras e com caraterísticas organoléticas únicas, que reaproveita resíduos e subprodutos agroalimentares, como farinha de bagaço de uva, venceu a distinção BfK Awards na edição deste ano do Prémio ECOTROPHELIA Portugal. Este projeto arrecadou, igualmente, o primeiro lugar deste prémio, promovido pela ProtugalFoods, e vai representar Portugal no “ECOTROPHELIA Europe”, iniciativa que decorre no mês de outubro, na Alemanha. O vencedor foi conhecido numa cerimónia que decorreu no dia 29 de junho, na Casa do Vinho Verde, no Porto.

Desenvolvidas por uma equipa de investigadores multidisciplinar nas áreas de Ciências da Nutrição e de Design de Comunicação da Universidade Lusófona, as “Baguitas” são um produto resultante da economia circular, que valoriza os resíduos e subprodutos alimentares do vinho, cujos desperdício e tratamento têm um impacto alimentar elevado.

Além de grandes vantagens na redução de custos de eliminação ou tratamento dos resíduos, a bolacha “Baguitas” contribui para que os produtores possam ter uma nova fonte de rendimento, além de valorizar produtos nacionais como o mel Apimigor, de Almodôvar, e os frutos secos.

O Prémio ECOTROPHELIA tem como objetivo promover a inovação, empreendedorismo e competitividade no setor agroalimentar a nível nacional e europeu, reunindo e desafiando estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor a refletir sobre os produtos eco inovadores do futuro.

Na edição de 2020, Tomatable foi o projeto vencedor da distinção Born from Knowledge Awards, enquanto melhor projeto nascido do conhecimento a concurso nos Prémios ECOTROPHELIA Portugal.  

Born from Knowledge é um programa dinamizado pela ANI que visa promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, distinguindo e premiando boas práticas e casos de sucesso.

bfk
01/07/2021
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |