PT | EN


CRIAM foi distinguida pela ANI

Um dispositivo inovador, portátil e mais barato que os equipamentos convencionais, que permite testar o tipo de sangue em três minutos, foi o vencedor dos BfK Awards, atribuído pela ANI, no âmbito do WSA Portugal.

A solução, desenvolvida pela start-up portuguesa de 6 anos, CRIAM, permite chegar a um resultado de compatibilidade em situações de emergência, reduzindo a dependência face ao tipo de sangue O-. Este dispositivo pode ser utilizado em qualquer local e em vários cenários, como dentro de um veículo de emergência em movimento ou em locais de difícil acesso sem internet ou energia.

João Mendes Borga, administrador da ANI, afirma que “o CRIAM é uma solução absolutamente inovadora, sem concorrência no mercado, e que face ao desenvolvimento atual da medicina e à necessidade de agilizar cada vez mais os processos de saúde, este projeto será facilmente aceite no mercado, sendo este o seu principal objetivo.” O administrador da ANI realça ainda o fato de o CRIAM resultar de uma spin-off da Universidade do Minho como “mais um exemplo de que a transferência de conhecimento para a economia está a acontecer e que contribuí para que Portugal tenha uma oferta cada vez mais competitiva e diferenciada nos mercados globais”.

Com sede em Braga, a CRIAM estima um mercado potencial de 4 biliões de euros, distribuídos por cerca de 170 mil hospitais e 100 mil ambulâncias. A start-up destaca como potenciais clientes, os mercados de saúde, militar, governamental e Organizações Não-Governamentais. Geograficamente, a CRIAM apontará primeiro à UE e aos EUA para tipagem sanguínea, à UE para testes sorológicos COVID-19, e mercados emergentes de África e Sul da Ásia para testes de Tuberculose.

A ANI já premiou, desde 2017, 50 projetos e start-ups, nascidos da investigação académica, em concursos e prémios de inovação nacionais promovidos por entidades como APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, Crédito Agrícola, COTEC, BPI e Altice Labs, através do programa BfK.

 

O Born from Knowledge (BfK) é um programa promovido pela ANI que visa promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, distinguindo e premiando boas práticas e casos de sucesso.

Mais informação sobre este evento aqui.

bfk
24/11/2022
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |