PT | EN


Cerimónia de entrega de prémios decorreu no dia 4 de fevereiro

A Stex, responsável pela criação de uma biorrefinaria para transformar resíduos florestais, agrícolas ou lixo urbano em bioetanol, foi distinguida com o prémio Born from Knowledge Awards, atribuído pela Agência Nacional de Inovação, no âmbito da 7ª Edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola.

A startup desenvolveu um processo inovador, o qual, ao contrário do que acontece nas soluções maioritariamente adotadas, não parte de açúcares (Brasil) ou hidratos de carbono (Europa e EUA) para a produção de bioetanol. Estas alternativas, além de não serem muito sustentáveis, ainda competem com a produção de alimentos, o que aumenta os seus preços.

O fundador da Stex, Lucas Coelho, levou para casa o troféu “Árvore do Conhecimento”, da autoria do artista Leonel Moura, como reconhecimento da excelência científica e tecnológica que suporta esta empresa. Recorde-se que Lucas Coelho foi um dos finalistas da edição de 2017 do concurso de ideias Born from Knowledge (BfK Ideas), em que apresentou a ideia de negócio UPBIO: desenvolvimento de produtos químicos de alto valor acrescentado a partir de biomassa (glicerol) .

O Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola é organizado pelo Crédito Agrícola em parceria com a P-BIO - Associação Portuguesa de Bioindústria e conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, em articulação com a Rede Rural Nacional e com a Agência Nacional de Inovação. Esta iniciativa premeia projetos de carácter inovador nos sectores da Agricultura, Agroindústria e Floresta. Este ano, a sustentabilidade foi o tema de destaque dos projetos apresentados, em conformidade com o pacto Ecológico Europeu da Comissão Europeia e com a estratégia do Grupo Crédito Agrícola, privilegiando o grau de inovação, a viabilidade económica e o potencial de mercado.

Em 2019, o projeto ChestWine foi o vencedor da distinção Born from Knowledge. Esta solução utiliza a flor de castanheiro como conservante natural isento de toxicidade para o vinho, criando uma alternativa aos sulfitos adicionados e proporcionando ao consumidor um vinho biodinâmico, diferenciado, seguro e portador de propriedades bioativas.

Saiba mais sobre a Stex

bfk
05/02/2021
Calendário
Documentos de Apoio
Sem Documentos
Contactos
info@ani.pt
Tel.: +351 21 423 21 00
PARTILHAR NAS REDES SOCIAIS |